A Prefeitura publicou esta semana, na Imprensa Oficial do Município, aviso de tomada de preços para a contratação de empresa especializada na elaboração de plano de negócios e estudos técnicos para implantação do projeto Porto Seco.
Essa proposta foi anunciada pelo prefeito Aladim logo nos primeiros dias após sua posse, como uma ferramenta importante para o desenvolvimento da cidade e principalmente do setor econômico.
Porto Seco, uma espécie de Estação Aduaneira do Interior, vem sendo implantada em dezenas de municípios brasileiros, cujo objetivo é reduzir os atrasos e sobregacargas dos portos, aeroportos e pontos de fronteira. Objetiva ainda tornar as empresas mais competitivas no comércio de exportação, pois seu custo de despacho aduaneiro chega a ser 30% mais barato, comparados com os portos primários e 90%, se comparados com aeroportos.
Um terminal portuário basicamente funciona como um local de transferência de cargas, interligando os modais terrestres (caminhões e trens) e aquaviários (navios). E isso tem papel fundamental na logística.
Mairiporã – O local escolhido para implantar o Porto Seco no município fica na Estrada do Pirucaia, que vai ter os seus 12 quilômetros pavimentados. Quando da conclusão do projeto, novas informações vão ser disponibilizadas acerca do empreendimento.
A sessão será aberta às 9 horas do dia 4 de outubro, na sala de licitações da Prefeitura. (Salvador José/CJ)