Queijo e vinho: harmonia perfeita e deliciosa

O ‘casamento’ entre queijo e vinho data de tempos remotos. E não há um harmonia tão perfeita e deliciosa quanto esta, principalmente ao lado de amigos e familiares. Até festas específicas de “Queijo e Vinho” foram criadas ao longo do tempo.

Então, reúna as pessoas e deguste essas duas saborosas iguarias, com uma mesa repleta de diferentes tipos de queijo e vinho.

Confirma dicas valiosas para você aprender e surpreender com uma noite especial.

Sobre os queijos e vinhos é importante ter um bom conhecimento sobre estes itens para que você tenha tranquilidade ao escolhê-los bem como os acompanhamentos.

Saiba como escolher os tipos e variedades de queijos e vinhos

O queijo é o personagem principal desta ocasião, então, nada melhor do que escolher uma variedade deles. Você pode servir até seis tipos diferentes, divididos em: queijos frescos, queijos cremosos, queijos curados, queijos macios, queijos duros e semiduros. Para cada categoria de queijo, é importante ter o vinho certo para harmonizar a combinação.

É preciso também dar atenção em como servi-los. Os talheres, por exemplo, cada queijo deve ter a sua própria faca para servi-los, pois caso contrário, poderá haver uma mistura de sabores que pode não ser tão agradável para o paladar.

Para acompanhar, sirva caldos ou sopas

Caldos leves e sopas podem acompanhar a mesa de queijos e vinhos. Caldos de legumes ou de frango e também o caldo verde podem ser excelentes acompanhamentos. Sirva uma variedade de outros tipos de acompanhamentos.

É importante ter vários tipos de pães e torradas. Recomenda-se não servir com sabores ou temperados, prefira os de sabor neutro. Pães como baguette, pão preto, pãozinho francês ou o pão italiano são os melhores para essa ocasião. Outra sugestão são as frutas, pois combinam bastante e também tábua de frios.

Para diversificar, inclua também patês e geleias, bem como mel e azeites. Muitos apreciam o gosto do queijo com doces, como o mel e a geleia, por isso, pode ser interessante adicionar estes itens.

– Para queijos tipo Gorgonzola e Roquefort, que são queijos mais fortes, prefira vinhos mais encorpados, como os vinhos tintos;

– Para queijos tipo Brie e Camembert, que são queijos mais cremosos, vinhos tintos mais leves, os menos envelhecidos;

– Queijos tipo Ementhal ou Goulda, que são mais duros, porém de sabor suave, os vinhos tintos leves ou vinho branco seco podem ser a melhor pedida;

– Queijos frescos caem bem com vinhos brancos leves e frutados.

Algumas sugestões de vinhos mais encorpados são: Malbec, Shiraz ou Cabernet Sauvignon Os vinhos mais leves e refrescantes, são Sauvignon Blanc, Albariño e Muscadet e os espumantes.