PROCON Mairiporã aprimora atendimento através do SINDEC

A partir próximo mês de janeiro o PROCON-Mairiporã estará adotando o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (SINDEC), que vai proporcionar um instrumento de gestão adequado ao dinamismo no atendimento dos consumidores. Menos de 400 municípios adotaram esse sistema.

O SINDEC é um sistema informatizado que integra processos e procedimentos, relativos ao atendimento dos consumidores. O sistema está vinculado ao Ministério da Justiça, Secretaria Nacional do Consumidor, Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor e PROCON SP.

Desde seu funcionamento, no início do último mês outubro o PROCON Mairiporã, atendeu mais de uma centena de consumidores para orientações, reclamações, boqueio de telemarketing e atualizações no programa Nota Fiscal Paulista.

Nas reclamações dos consumidores nesse período foram abertos uma centena de processos administrativos e encaminhadas Cartas de Informações Preliminares (CIPs) aos fornecedores reclamados objetivando intervenção no conflito entre o consumidor e o fornecedor na busca de resolução mais célere a fim de atender o problema do consumidor ou, também, solicitar informações, esclarecimentos, documentações e outros dados necessários para o esclarecimento da demanda que afetar os direitos do consumidor.

Boa parte das reclamações dos consumidores foram atendidas de imediato ou diante da Audiência de Conciliação quando consumidor, representante do fornecedor e membros do PROCON Mairiporã se reúnem em busca de um acordo entre as partes.

Com o SINDEC a CIP também pode ser encaminhada eletronicamente, ou seja, a CIP Eletrônica consiste numa ferramenta com a característica de comunicação com fornecedor de forma totalmente eletrônica sem a impressão ou remessa física da carta. Daí a celeridade de resolução dos casos reclamados na relação de consumo entre as partes envolvidas.

O SINDEC é resultado de um trabalho integrado, feito segundo a lógica da parceria, constituindo um instrumento que permite amplificar a voz de milhões de consumidores nos 26 PROCONs estaduais e pouco mais de 351 PROCONs municipais que atendem uma média mensal de 216 mil consumidores.

Por aqui há uma expectativa de possibilitar aos consumidores de nossa cidade atendimento pautado na boa qualidade na gestão do PROCON Mairiporã.

Nesta oportunidade desejo FELIZ NATAL e PRÓSPERO ANO NOVO aos moradores de nossa Mairiporã.

 

Essio Minozzi Júnior é professor de Matemática e pedagogo. Pós-Graduado em Gestão Educacional – UNICAMP; Secretário da Educação de Mairiporã (1997-2000) e (2017-2018), Vereador de Mairiporã (2009-2020)