O paradoxo do depois

RAPHAEL BLANES

“Matamos o tempo; o tempo nos enterra” (Machado de Assis)

Há uma frase que aprendemos cedo e repetimos a vida inteira, convencidos de que é sabedoria e não covardia disfarçada: “depois eu faço”. Depois eu ligo, depois eu visito, depois eu peço desculpas, depois eu digo que amo. O “depois” tem essa vantagem cruel de parecer sempre disponível como se fosse uma gaveta que nunca se tranca, um trem que sempre passa de novo.

Sêneca já avisava, há quase dois mil anos, em Sobre a Brevidade da Vida, que não é que tenhamos pouco tempo, é que desperdiçamos muito dele. Os antigos, ao que parece, já colecionavam a mesma desculpa que hoje mandamos por WhatsApp.

O problema é simples e devastador: o futuro não assina contrato com ninguém. A vida tem o mau hábito de não avisar quando algo será a última vez a última ligação, o último aniversário em família, o último “até amanhã” dito sem pressa. Se soubéssemos que era a última vez, prestaríamos atenção. Mas a vida, com sua elegância cruel, nunca manda aviso prévio.

Aprendi isso, confesso, do jeito mais chato possível: tarde. Passei anos adiando conversas por cansaço, visitas por falta de tempo, e afetos por achar que sempre haveria uma ocasião mais adequada um domingo mais livre, um mês menos corrido.

Descobri, como quase todo mundo descobre, que a ocasião mais adequada raramente chega sozinha; ou a gente a cria hoje, ou ela simplesmente não vem. De uns tempos para cá, mudei um hábito pequeno, mas teimoso: paro de esperar o momento ideal para dizer o que sinto ou fazer o que devia. Ainda falho e bastante, mas falho menos do que antes, e isso já é alguma coisa.Saint-Exupéry, no Pequeno Príncipe, resume o que Sêneca já sabia com outra elegância: “foi o tempo que perdeste com tua rosa que fez tua rosa tão importante.”

O paradoxo é justamente esse: achamos que estamos ganhando tempo ao adiar, quando na verdade estamos apenas cobrando juros de nós mesmos, e o presente sempre paga a conta.

Passamos a infância esperando crescer, a juventude esperando estabilidade, a vida adulta esperando férias, e a maturidade esperando a aposentadoria como se a existência fosse uma sala de espera bem decorada. Não se trata de abandonar o planejamento; poupar é prudência, projetar é necessário. Mas há uma diferença enorme entre preparar o amanhã e sacrificar o hoje em seu altar. Algumas coisas, de fato, podem esperar. Outras não.

Reflexão – Um abraço pode ser dado hoje. Um pedido de desculpas pode começar hoje. Aquela pessoa que espera sua ligação talvez não precise de grandes gestos só que o telefone toque. No fim, o “depois” é um lugar curioso: parece sempre distante, mas, quando finalmente chega, já se chama “hoje”.

E o hoje, ao contrário do amanhã, essa promessa tão bem escrita, é a única parte da vida que já se cumpriu.

Raphael Blanes: Servidor Público Municipal, formado em Filosofia, Gestão em Saúde Pública, Técnico em Vigilância em Saúde com ênfase no Combate às Endemias, Gestão Hospitalar, Saúde Única (One Health), RH e Desenvolvimento de Equipes e graduado em Psicologia. Instagram: @raphaelblanes – Email: blanes.med@gmail.com.

Posts similares

  • Mensagem

    Não me lembro de quando foi a primeira vez que andei de trem, mas tenho certeza que essa foi a primeira vez que ouvi tal mensagem. A mesma voz que anunciava as estações futuras e pedia que os passageiros tomassem cuidado ao sair do vagão, alertava para a atenção que devia ser tomada em relação…

  • Helvética

    Helvética é o nome de uma fonte. Assim, como Arial, Times New Roman, Calibri e todas as outras. Existe quem saiba identificá-las facilmente, só de ver uma palavra digitada. E existe quem, assim como eu, raramente saiba a diferença entre uma e outra. Estive pensando nisso enquanto conversava com um amigo sobre tatuagem, quando ele…

  • Invisíveis

    O tema da atividade era descrição. Eu tinha que descrever alguém que eu sempre vejo por aí, mas não conheço. Uma pessoa com a qual nunca tenha falado, não saiba o nome, de onde vem e nem o que come. Descrever essa pessoa sem imaginar uma história sobre a vida dela, sem falar que “deve…

  • Copa

    Escrevo essa crônica uma hora antes da estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo da Rússia. Uma mistura de ansiedade e esperança toma conta de mim. Esperança, obviamente, de que o Brasil vença. Ou, ao menos, vá bem no jogo. Esperança que nunca deixa de existir, mesmo depois do desastre da Copa de 2014….

  • Mairiporã: história, cidadania e o futuro que iremos construir

    “Estamos condenados à civilização. Ou progredimos ou desaparecemos”. (Euclides da Cunha, em “Os Sertões”) Dia 27 de março, Mairiporã celebrou mais um ano de sua história. Mais do que uma data comemorativa, esse aniversário nos convida a refletir sobre o papel de cada cidadão na construção de uma cidade cada dia melhor. O nome Mairiporã vem…

  • Chuva

    Odeio o barulho da chuva. Mais do que não gostar da chuva em si, não gosto do barulho que ela faz. Quando começa a chover, é automático: fecho portas e janelas para abafar o som. Inconvencional, alguns diriam. Tem quem goste do barulho da chuva, tem quem diga que ele ajuda a dormir. Eu não…