Número de empresas na cidade cresce 8,7%

DADOS do Empresômetro, mantido pela Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgou nesta semana dados sobre o número de empresas ativas em todos os municípios brasileiros.
Mairiporã ultrapassou a marca de 8 mil empresa (8.444), colocando-se na terceira posição dentre as cinco cidades da região. O aumento em relação a 2015, quando havia 7.762 empresas na cidade, foi de 8,7%. No Brasil são 19,5 milhões de empresas em funcionamento. Do total, 7.599 são micros e pequenas empresas (MPEs), ou 90,1%. A crise econômica que vem desde 2014, levou muitos desempregados a ter seu próprio negócio, usando o dinheiro da rescisão do FGTS.
O número de empreendimentos abertos em Mairiporã ao longo de um ano é o mesmo que o verificado no Estado, ou seja, aumento de 8,7%. Em relação ao país, foi maior, pois o crescimento em nível nacional registrou crescimento de 8,3% no total de empresas ativas.
O setor de Serviços é a principal atividade econômica no município com 3.995 empresas, seguido pelo comércio varejista, com 2.788, a Indústria de Transformação com 1.435 e agribusiness com 226. Lojas de roupas e acessórios foi o segmento que teve o maior crescimento, seguido pelo de alimentação. Estão funcionando 2.104 lojas e 540 bares e lanchonetes.
Comida  – A dificuldade com a pouca renda e o desemprego levou muitas pessoas a buscar como fonte de renda o preparo e a venda de comida, com destaque para as que têm serviço de entrega em casa ou no local de trabalho.
Embora não constem dos registros, o número de vendedores ambulantes também aumentou, com a venda de doces e salgados.
Francisco Morato é a cidade com maior número de empresas na região. Em segundo lugar aparece Franco da Rocha. Mairiporã, em 2014, ocupava a segunda colocação.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *