O feriado prolongado de Tiradentes, que começou na quinta-feira (21), teve intenso movimento na rodovia Fernão Dias, que faz a ligação entre duas importantes capitais do País: São Paulo a Belo Horizonte. A estimativa é de uma movimentação de 500 mil veículos, segundo concessionária.
A operação especial da Arteris começou na quarta-feira (20), às 18 horas, com recursos operacionais e equipes extras em pontos estratégicos da BR-381, para maior agilidade na operação. O fluxo mais intenso, como em todo feriado, ocorre no trecho paulista, entre Guarulhos e Bragança Paulista, e no trecho mineiro entre Contagem e Itatiaiuçu.
A orientação aos motoristas foi para evitar os horários de fluxo mais intenso: das 9h às 16h de quinta-feira (21); das 16h às 21h de sexta-feira (22); das 8h às 12 no sábado (23); das 16h às 21h no domingo (24) e segunda0feira (25) das 7h às 11 horas.
Cuidados – Para garantir a segurança de todos que vão viajar neste feriado, a Arteris orienta que os motoristas não bebam antes e durante a viagem, não utilizem o celular na direção, respeite os limites de velocidade, somente ultrapasse em local permitido e pare no acostamento apenas em casos de emergência. Realizar a manutenção do veículo antes de iniciar o trajeto também é muito importante para uma viagem tranquila.
Pedágios – Na rodovia Fernão Dias, a tarifa básica de R$ 2,30 é cobrada nas oito praças de pedágio, em ambos os sentidos. O motorista deve programar a viagem, listando as praças de pedágio no trajeto para saber quais serão seus gastos com tarifas e evitar o menor tempo de manuseio com o dinheiro. O site da Arteris Fernão Dias traz todas as informações sobre localizações e valores. A concessionária ainda indica que, sempre que possível, o motorista utilize as cabines de cobrança automática para agilizar o percurso e evitar o contato com o papel-moeda. Vale lembrar que as cabines de pedágio da Arteris Fernão Dias não aceitam pagamentos em cartões.
Duas mortes – De acoredo com balanço divulgado pela Arteris Fernão Dias, a operação de Páscoa, entre os dias 15 e 17 deste mês, resultou no registro de 78 acidentes e duas vítimas fatais.
A empresa realizou 1.510 atendimentos no trecho entre Contagem (MG) e Guarulhos (SP), e contou com a participação de 850 profissionais que foram mobilizados para a operação especial. A maioria dos atendimentos teve relação com problemas mecânicos, com um total de 885 registros. As equipes de emergências atuaram em 121 ocorrências com suporte pré-hospitalar.
O motorista que retornou a São Paulo enfrentou dois pontos congestionados e com lentidão, entre os quilômetros 12 e 24, trecho de Bragança Paulista, e entre os quilômetros 52 e 59, nos municípios de Atibaia e Mairiporã. (Salvador José/CJ)