De acordo com dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), até novembro último a cidade alcançou a marca de 610 novos empregos gerados com carteira assinada.
Esse número representa menos da metade das vagas criadas no mesmo período de 2021, que totalizou 1.329 novos postos de trabalho, queda de 45,8%.
Até novembro de 2021 o setor de Serviços havia contratado 680 funcionários, montante que caiu para 343 no mesmo período do ano passado. Os outros quatro principais setores da cidade também admitiram trabalhadores: Comércio (passou de 471 para 168), Indústria de Transformação (de 159 para -23), Agropecuária (de -2 para 0) e a Construção Civil, único e melhorar seus números: de 30 novas vagas passou para 122, o melhor resultado nos últimos dez anos.
Uma das explicações para esse recuo foi um período do ano com economia em queda, cotação do dólar em alta por vários meses e dificuldades dos setores em avançar na contratação de empregados.
Esse quadro foi sentido na economia de Mairiporã, que esperava-se tivesse melhor desempenho nos últimos três meses do ano passado, o que não se concretizou. (Juarez César/CJ – Foto: Fernando Frazão/ABR)