Levar vantagem em tudo, certo?

Muitos brasileiros, para não dizer a maioria, desde os anos 1970 adotou como prática de vida a frase que o então jogador da seleção, Gerson, dizia em um anúncio de cigarro: “Gosto de levar vantagem em tudo, certo?” E naquele tempo a frase era usada nas mais diversas atividades e levar vantagem sobre os outros era sinal de esperteza. Situação que só foi mudar, ou seja, considerada absurda, anos depois.

Trazendo a questão para as nossas paragens, motoristas que gostam de levar vantagem em tudo, inclusive fugir do pedágio para não pagar míseros R$ 3,00, colocam em risco a vida de outros no trecho da via que liga a rodovia Fernão Dias com a Estrada Velha de Bragança. O local tem apenas um sentido direção, ou seja, quem de Mairiporã vai a São Paulo e pretende ingressar na Estrada Velha ou para seguir por ela ou retornar ao município. Tudo simples assim, sem nenhuma dificuldade de entendimento.

Ocorre que os tais ‘espertos’, na contramão, e de forma criminosa até, a utilizam para adentrar na Fernão Dias, sentido da Capital paulista, em flagrante infração de trânsito que coloca em risco a vida das pessoas que trafegam no sentido correto.

Esse problema vem de muito tempo e, mesmo assim, ninguém ainda se dispôs a resolvê-lo e, no caso, punir os condutores infratores.

Segundo a Arteris, todo tipo de sinalização de solo é colocada no local, porém ninguém a respeita e até mesmo placas verticais são arrancadas, tentativa dos maus motoristas dizerem que não há qualquer medida que proíba o que vem sendo feito.

Pelo que consegui saber, também a Polícia Rodoviária Federal muito pouco pode fazer, já que não tem condições de manter uma viatura 24 horas por dia no local.

A sugestão é que Prefeitura, Arteris e Polícia Federal busquem, conjuntamente, medidas que coloquem fim a esse problema que é extremamente perigoso.

As Forças de Segurança da cidade também poderiam, vez ou outra, dar expediente no local e punir os faltosos.

Se não houver a adoção de medidas severas, os que gostam de levar vantagem em tudo seguirão cometendo esse tipo perigoso de infração de trânsito, como vem fazendo há mais de 20 anos.

Ou nossas autoridades vão esperar pelo pior para só então adotar procedimentos que os cumpridores da lei pedem providências?

 

Ozório Mendes é advogado militante na Comarca, foi vereador e presidente da Câmara na gestão 1983/1988