Inscrições abertas para o Revelando SP 2023

A Secretaria Municipal de Cultura divulgou que estão abertas as inscrições para artesãos, culinaristas e representantes de manifestações culturais populares para participar do Revelando-SP, maior festival de cultura tradicional e economia criativa paulista.

Os interessados em representar o município deverão enviar as propostas até o dia 1º de agosto, que posteriormente serão submetidas à organização do evento, realizado pelo Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas, com gestão e produção da Amigos da Arte.

As propostas deverão expressar fielmente suas tradições culturais nas seguintes categorias: culinária, artesanato e manifestações artístico-culturais. Entende-se por tradições culturais paulistas as práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer, celebrações, formas de expressão cênicas, plásticas, musicais, lúdicas e/ou gastronômicas que as comunidades e os grupos reconhecem como parte integrante do patrimônio cultural paulista.

É importante destacar que a Amigos da Arte designará uma comissão de seleção de notória experiência no setor cultural para avaliar as propostas, isto é, haverá a seleção das manifestações aptas a participar do evento.

O Revelando SP é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas, com gestão e produção da Amigos da Arte.

O edital completo do festival no site https://amigosdaarte.org.br/wp-content/uploads/2023/06/CHAMADA-Revelando-23-VF-1.pdf , e para acesso ao formulário de inscrição, em https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe1vkHNfn8FD_6uNNfrR63HR3cQ0P7J375QdNtnnSre1irhMw/viewform?pli=1. Importante preencher o formulário com toda atenção. A avaliação da proposta dependerá dos conteúdos e informações inseridos.

Sobre o evento – O Revelando SP é o maior festival de cultura tradicional e economia criativa paulista. Realizado desde 1997 pelo Governo do Estado de São Paulo, é gerido pela Amigos da Arte desde 2017. O Revelando SP reúne culinária típica, artesanato e diversas manifestações culturais populares, como folia de reis, congada, catira, viola caipira, jongo, batuques, entre muitas outras atrações vindas de todo o estado.

Em 2019, o evento atraiu um público de 380 mil pessoas ao Parque da Água Branca, zona oeste da capital, e contou com a participação de 2.628 artistas e expositores. Em 2020 e 2021, em decorrência da pandemia de Covid-19, o Revelando SP foi realizado no formato online, o que permitiu um registro audiovisual inédito de histórias, personagens e tradições paulistas.

Neste ano o festival retorna ao formato presencial em duas cidades: São José dos Campos e São Paulo, em data ainda a ser anunciada, podendo ser no mês de outubro ou novembro. (Wagner Azevedo/CJ – Foto: Divulgação)