Índice de isolamento pode antecipar fim da quarentena na cidade

O GOVERNADOR João Doria disse em entrevista coletiva na segunda-feira, 4, que colocou o critério do isolamento social mínimo de 50% como condição para que uma cidade possa sair da quarentena. Com índices acima dos 53% em dias úteis, Mairiporã poderá fazer parta da lista dos municípios com chance de flexibilizar o confinamento a partir de segunda-feira, 11.

As regras serão detalhadas hoje pelo governador, mas ele já adiantou: “Não havendo um índice superior a 50% – já por este item -, as cidades estarão automaticamente excluídas de qualquer flexibilização, porque nós não queremos, não desejamos mais vítimas, não desejamos mais pessoas infectadas e não desejamos, obviamente, mais óbitos no Estado de São Paulo”.

Na última semana Mairiporã apresentou índices nunca inferiores a 53% e teve o maior pico no dia 3 deste mês, com 67% de pessoas em suas casas. Caieiras e Cajamar são outras duas cidades da região que aparecem na lista do Estado dentre as 20 com índices superiores a 50%, e que também podem ter liberados os estabelecimentos comerciais.

Os dados sobre a movimentação de pessoas no Estado de São Paulo são divulgados diariamente pelo SIMI (Sistema de Monitoramente Inteligente), adotado pelo governo junto às operadores de telefonia celular.