Lojistas tem boa a expectativa com as vendas para o Natal

OUVIDOS pela reportagem no decorrer desta semana, lojistas melhoraram o ânimo com relação às vendas natalinas. Se antes havia desconfiança, agora, com menos pessoas viajando por conta da Covid-19, a expectativa, inclusive dos supermercados, é positiva. Essa também é a projeção da Associação Paulista de Supermercados (Apas) e da Associação Comercial de São Paulo.

A Apas acredita que as famílias terão ceias menores este ano. A previsão de aumento de 8% nas vendas dos supermercados é comparada com o mesmo período do ano anterior. Em 2019, a expectativa para o período era de 6%.

“As famílias viajarão menos neste Natal e Réveillon, uma vez que diversas cidades famosas já cancelaram suas festas de fim de ano. Estas reuniões, menores e caseiras, devem beneficiar o setor”, afirma o presidente da Apas, Ronaldo dos Santos.

No caso da Associação Comercial, a previsão é que as vendas podem subir até 2%, pois em recente pesquisa, 70% dos entrevistados disseram que vão comprar presentes. A maioria, no entanto, deverá optar pelas compras on-line, em shoppings e em menor escala nas lojas físicas da região central e bairros.

Para os lojistas, itens de vestuário, calçados e acessórios serão os preferidos dos consumidores, com brinquedos aparecendo na sequência. A expectativa é que o tíquete médio (valor investido na compra) fique entre R$ 150 e R$ 200.

Varejista – Em Mairiporã, durante o período mais intenso da pandemia, com forte isolamento social, inúmeros estabelecimentos comerciais desapareceram. Mas no geral, os varejistas conseguiram se manter com a utilização das redes sociais como canal de vendas.

A aproximação do Natal, no entanto, deve levar muitos consumidores às lojas físicas em busca de ofertas para presentear familiares e amigos, além de artigos de uso pessoal e doméstico.

Legenda:

Comerciantes aguardam bom movimento durante todo o mês de dezembro

Crédito:  F. Rogério