O TOTAL de eleitores que votaram em branco, anularam o voto e não compareceram para votar somou 129.041 nas cinco cidades que formam a região (Mairiporã, Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato e Cajamar). Esse total daria para eleger um deputado estadual e outro federal como representantes dessas cidades. Daria para afirmar que o candidato chamado ‘ninguém’ foi o grande vencedor das eleições, com votação de apenas 7% abaixo da soma total obtida pelos cinco prefeitos eleitos.
Mairiporã ficou com a maior porcentagem em relação ao número de eleitores, com 20,16% de abstenções mais brancos e nulos. A tendência de protestar através do voto foi observada em todas as cidades brasileiras, e também na região.
Descrédito – O alto número de abstenções e votos inválidos é o retrato do atual momento vivenciado pel o País e demonstra descrença no sistema político. Os eleitos legalmente, de modo geral, têm pouca legitimidade, porque aqueles que dizem que não os querem e nem ninguém é maior do que o número de eleitores que os elegeram.
Não escolher prefeitos e vereadores, segundo autoridades da Justiça Eleitoral, não configura um protesto eficiente. Para elas, isso não funciona e não impede que sejam escolhidos os governantes.