Brasil tem 822 casos confirmados de sarampo; 3.831 são investigados

DADOS atualizados pelo Ministério da Saúde apontam que o Brasil registra 822 casos confirmados de sarampo, sendo 519 no Amazonas e 272 em Roraima. Ambos os estados têm ainda 3.831 casos em investigação. Casos considerados isolados foram confirmados em São Paulo (1), Rio de Janeiro (14), Rio Grande do Sul (13) em Rondônia (1) e no Pará (2).
De acordo com o ministério, os dois surtos identificados no Norte e os demais casos no Sul e Sudeste estão relacionados à importação, já que foi comprovado que o vírus que circula no Brasil é o mesmo da Venezuela.
Esquema vacinal – A dose contra o sarampo é ofertada gratuitamente por meio da vacina tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e da tetra viral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela), disponíveis ao longo de todo o ano nos postos de saúdes.
O ministério instensfica a vacinação entre crianças. A indicação é que elas recebam uma dose da tríplice viral aos 12 meses e uma da tetra viral aos 15 meses. Crianças entre 5 e 9 anos que não foram vacinadas devem receber duas doses da tríplice viral, com intervalo de 30 dias. Adultos não vacinados devem receber a vacina em locais onde há surto da doença.