CUIDADO TAMBÉM COM OS PETS
A Defesa Civil Municipal emitiu no início da semana alertas à população para adotar cuidados especiais face às altas temperaturas. A ocorrência de períodos com temperaturas muito elevadas, inclusive durante a noite, pode causar problemas de saúde, principalmente em pessoas em condições mais vulneráveis, como idosos, crianças e doentes crônicos.
Para enfrentar a onda de calor e a baixa umidade relativa do ar, é preciso tomar certos cuidados, como não praticar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h, beber água a vontade para evitar a desidratação, umidificar o ambiente com vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água. Ressalta também que neste período devem se proteger evitando a exposição ao sol, aplicar protetor solar e o uso de chapéu e óculos escuros.
Outras recomendações da Defesa Civil são realizar refeições leves e frias mais vezes ao dia, utilizar soro fisiológico nos olhos e narinas e dar preferência a ambientes arejados, evitando aglomerações.
Pets – Os pets também merecem atenção. Por isso, a orientação é manter animais de estimação protegidos do sol. É importante evitar passeios e exercícios nos horários mais quentes do dia. O chão e o asfalto quente podem incitar queimaduras graves nas patas.
É recomendado que se mantenha os animais em ambiente arejado, protegido e com sombra. Eles também devem ser hidratados constantemente e os tutores devem procurar manter sempre recipientes com água fresca e trocá-la ao menos duas vezes por dia.
A Defesa Civil alerta ainda para que a população não incendeie áreas de vegetação nem jogue bitucas de cigarro em rodovias. Além de causar incêndios de grande proporção, essas condutas são crimes ambientais. (Da Redação)