Os contribuintes que têm direito à restituição do Imposto de Renda 2023, podem consultar a partir do próximo dia 24, o pagamento do primeiro lote, que será realizado no dia 31 deste mês, data que termina o prazo para entrega da declaração.
A Receita Federal ainda não informou o total de contribuintes que serão contemplados nesse primeiro lote, nem o valor a ser depositado.
A preferência no pagamento do lote inicial é para contribuintes que têm prioridade legal, como idosos acima de 80 anos, pessoas entre 60 e 79 anos, os que tenham deficiência física ou mental ou ainda moléstia grave, e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. Ainda nesse primeiro lote, quem optou por utilizar a pré-preenchida ou que aceitou receber a restituição por Pix. A partir disso é que os demais contribuintes entram nos lotes da restituição.
Lotes – A Receita vai restituir o Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) em cinco lotes, o primeiro, como anunciado, para 31 de maio.
O segundo será no dia 30 de junho, o terceiro em 31 de julho, o quarto em 31 de agosto e o último em 29 de setembro. (Da Redação – Pixabay)