FRASE
“Se quiser saber quem controla você, é só observar a quem você não pode criticar.” (Voltaire, escritor, historiador e filósofo francês)
INAUGURADA
Na quarta-feira, aniversário da cidade, o prefeito Aladim entregou à população a nova avenida da cidade, a Boulevard Parque Linear, que vai, de certo modo, minimizar os problemas da mobilidade urbana na região central da cidade. Uma obra de fôlego, com investimentos de R$ 8,5 milhões.
PRIMEIRO
O prefeito Aladim, segundo informações de assessores próximos, já está estudando as mudanças que fará na equipe do primeiro escalão, em pelo menos três Pastas, cujos titulares vão ser exonerados a pedido, pois vão se candidatar nas eleições de outubro. São eles Valdeci América (Serviços Urbanos) e Eduardo dos Santos (que responde por duas delas), a de Desenvolvimento Econômico e Desenvolvimento Social.
SEGUNDO
Sabe-se que alguns ocupantes de cargos no segundo escalão municipal também pretendem disputar uma cadeira na Câmara. Até o momento, no entanto, não foram veiculados nomes e quantidade, exceção feita ao ex-vereador Dayvid José Ribeiro Alves, que se afasta no final do mês.
CORRE-CORRE
Ao que parece o troca-troca partidáriio está exigindo um corre-corre de partidos e políticos. Uma verdadeira engenharia para se montar uma chapa de candidatos que possa sair das urnas com votos suficientes para eleger no mínimo dois vereadores. Até o dia 5, prazo final determinado pela legislação eleitoral, muitas mudanças deverão ocorrer.
CINCO
O prefeito, segundo informações de bastidores, tem hoje cinco partidos que vão lhe dar apoio nas eleições de outubro: PSD, MDB, PODEMOS, REPUBLICANOS e PSB. Pode ser que, mais adiante, outras siglas sejam agregadas.
MENOR
Pelo andar da carruagem as eleições municipais deste ano será aquela que vai registrar o menor número de candidatos a vereador. Por força da lei, cada agremiação só pode lançar 14 nomes, com a obrigatoriedade de quatro mulheres. Mesmo com salários atraentes, a legislação leva a uma seleção natural dentro dos partidos. A expectativa é que o total de candidatos às 13 cadeiras da Câmara não chegue a 130.
CONGELADO
O noticiário das prefeituras no decorrer desta semana tiveram como destaque os aumentos aprovados nos salários dos prefeitos. Alguns com quase o dobro do que ganham atualmente. Em Mairiporã, na contramão dessas decisões, o prefeito Aladim decidiu que não terá aumento em seus subsídios no caso de ser reeleito. Vai permanecer com os mesmos ganhos até 2028.
CIDADANIA
E como estamos em ano eleitoral, a farra e farta distribuição de títulos de cidadania continua. Na semana passada foram três e na última terça-feira, mais dois. Transformaram a única honraria da cidade numa esculhambação.
LDO
A Secretaria da Fazenda está debruçada sobre o projeto da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para 2025, que será enviada à Câmara de Vereadores até o final de abril, de acordo com prazo estipulado em lei. A LDO tem como principal finalidade orientar a elaboração dos orçamentos fiscais e da seguridade social, além de investimento do Poder Público, que estarão contidos em outro projeto, a LOA (Lei Orçamentária Anual).
MONITORAMENTO
O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) apresentou projeto de lei que só permite que órgãos e agentes públicos usem ferramentas de monitoramento de celulares e outros aparelhos de comunicação pessoal mediante autorização judicial prévia. A proposta também proíbe qualquer tipo de espionagem a jornalistas e advogados no exercício da profissão.
Nos casos permitidos, se o monitoramento de terminais de comunicação pessoal for realizado sem autorização judicial, a pessoa ficará sujeita a pena de reclusão de dois a quatro anos, mais pagamento de multa. Se a espionagem for realizada por agente público, civil ou militar, a pena será aplicada em dobro.
ANTES TARDE…
…do que nunca, o projeto do senador sergipano surge num momento providencial e às vésperas das eleições municipais. Obviamente não haverá tempo hábil para sua aprovação ou não até outubro deste ano. Porém, a proposta já serve de alerta para jornalistas que são os mais visados em época eleitoral, que se previnam e os espiões também. Não é novidade para ninguém que advogados e jornalistas são os mais visados quando se trata de interesses político, público e financeiro. Afinal, quem ainda não teve celular grampeado?
FOLCLORE POLÍTICO
QUEM É VOCÊ?
Mais uma história do jornalista Cláudio Humberto, contada no livro “O Poder Sem Pudor”, que retrata casos do folclore político.
Em 1950, um grupo conversava na casa da escritora Maria de Lourdes Lebert, em São Paulo, quando uma linda jovem adentrou ao local chamando a atenção de todos pela sua beleza. Mas não cumprimentou ninguém.
Foi logo abordada por um galanteador: “Você chega e não fala com ninguém… É só porque é bonita?” – “Não o conheço. Quem é você?”- indagou ela. – “Sou o futuro presidente da República do Brasil…” E ela, rápida: – “E eu sou Joana D’Arc, já ouviu falar nela?”
A jovem era a modelo Nair, que algum tempo depois se casaria com o tapeceiro Genaro de Carvalho. O rapaz era o deputado gaúcho João Goulart, que foi presidente do Brasil, após a renúncia de Jânio Quadros.