Dados relativos ao mês de fevereiro, divulgados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SP) na segunda-feira (25), trazem o registro de três homicídios na cidade, sendo um doloso (quando há intenção de matar) e dois culposos por acidente de trânsito.
Outro ponto que chamou a atenção foi o aumento no número de furtos de veículos, que passou de 8 em janeiro para 12 em fevereiro, alta de 66,6%. Outro tipo de crime que tem números expressivos em Mairiporã, o estupro, desta vez recuou, com apenas um registro.
Na comparação com fevereiro do ano passado, a criminalidade cresceu 4,9%, com 143 ocorrências este ano, ante 136 em igual período de 2023.
Em relação a janeiro, o aumento foi ainda maior, de 10,5%. No primeiro mês do ano foram 128 ocorrências.
A queda nos índices de estupro na cidade, também foi verificada em todo o Estado. Segundo a SSP, a queda nesse indicador representa um ‘importante avanço’, apesar de haver ainda muita subnotificação. “O papel do Estado é fortalecer a confiança das vítimas nos órgãos públicos para encorajar que denunciem os agressores. Por isso, há uma rede de apoio extensa para acolher as vítimas e investigar os suspeitos”, diz a nota do órgão. (Cláudio Cipriani/CJ – Foto: Rovena Rosa//ABR)