Coluna do Correio

FRASE

“A linguagem política destina-se a fazer com que a mentira soe como verdade e o crime se torne respeitável, bem como a imprimir ao vento uma aparência de solidez.” (George Orwell , escritor, jornalista e ensaísta político britânico)

MANTIDO

Na contramão da maioria das cidades brasileiras, o prefeito Aladim não reajustou os preços das passagens de ônibus urbanos, uma forma de incentivar o uso do transporte coletivo e não onerar o bolso das pessoas. Medida sensata e que veio em boa hora.

INVESTIMENTOS

Quem leu a notícia publicada na última edição, sobre o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias, que foi enviado pelo Executivo à Câmara, tomou conhecimento daquilo que se pretende investir nas duas principais áreas da administração municipal, Saúde e Educação. Juntos, os dois setores representam quase 50% do orçamento global previsto para 2024. O prefeito Aladim cumpriu a promessa feita durante a campanha eleitoral de 2020, de priorizar as duas áreas, em especial a da Saúde, sempre relegada a plano secundário por seus antecessores.

LIVE

No início da noite de quarta-feira (3) o prefeito Aladim fez uma live em que explicou as obras que estão sendo feitas por toda a cidade e pediu a compreensão para o fato de transtornos advirem dos trabalhos que estão mudando a cara da cidade.

MOBILIDADE

Segundo vozes do Palácio Tibiriçá, o prefeito Aladim tem dado especial atenção a um projeto que pretende implementar, possivelmente no segundo semestre, para mudar a mobilidade urbana na região central da cidade. Algo que a população espera há muito tempo, pois o sistema viário não suporta o tamanho da frota do município (quase 60 mil veículos) e o tráfego vindo de outras cidades, principalmente de caminhões e carretas que atravessam Mairiporã em busca da Rodovia Fernão Dias.

REPETECO

Corte de mato, patrolamento e cascalhamento de via, desentupimento de bueiro, construção de lombada, troca de luminárias, capina e limpeza de área, instalação de placas, construção de ponto de ônibus e operação tapa-buracos. O amigo leitor sabe o que significa? Exatamente isso o que pensou: indicações dos vereadores durante as sessões ocorridas há dez, vinte anos. Ops! Indicações da sessão legislativa de terça-feira, 2 de maio desta semana. Mas poderia perfeitamente ser 2013 ou mesmo 2003. Criatividade zero.

LENTIDÃO

A população de Mairiporã segue em ritmo lento quando o assunto é vacina contra a gripe. Mesmo depois de um mês de iniciada a campanha, nem 10% dos moradores foram aos postos em busca da dose do imunizante contra o vírus Influenza. A vacina é importantíssima para todos os grupos determinados pelo Ministério da Saúde.

EDUCAÇÃO

Fiscalização-surpresa realizada pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) em escolas revelou que quase 80% (78,68%) das cozinhas das unidades de ensino visitadas não possuem alvará ou licença de funcionamento emitido pela Vigilância Sanitária. O documento atesta boas condições de segurança, manuseio, armazenamento e higiene de serviços de alimentação. Outros colégios, o equivalente a pouco mais de 4% do total auditado, nem mesmo têm cozinha. E isso, no Estado mais rico da Nação.

AUDIÊNCIAS

Para definir diretrizes e objetivos estratégicos da gestão estadual para os próximos quatro anos e os programas para alcançá-los, serão realizadas 18 audiências, que começaram na quinta-feira (4) e vão até 1º de junho, segundo anúncio feito pela Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado. Elas serão virtuais, pela plataforma Teams. Pode participar a população em geral, entidades representativas e servidores de órgãos públicos municipais.

ALERTA

Como todo bom brasileiro que se preza, é praxe resolver questões no último segundo do prazo estipulado. Então, nunca é demais alertar que a entrega da declaração do Imposto de Renda termina agora em maio, no dia 31.