Coluna do Correio

FRASE

“Um povo corrompido não pode tolerar um governo que não seja corrupto.”

(Marquês de Maricá, escritor, filósofo e político brasileiro)

TERMINAL

A população de Terra Preta, depois de décadas de espera, finalmente ganha de presente neste sábado, o Terminal Rodoviário José Damião de Oliveira “Vereador Zé Ceará”, que será o ponto de partida e chegada de todas as linhas que operam no distrito. A solenidade inaugural será às 10 horas, com a presença do prefeito Aladim.

FESTANÇA

O último final de semana foi marcado pela festa do Arraiá da Vila, evento que levou milhares de pessoas ao Parque Linear durante três dias. Organização perfeita e a decisão acertada de ceder espaço apenas para barracas de entidades assistenticias de Mairiporã. Beirou à perfeição.

SELETIVOS

Os líderes partidários em Mairiporã devem prestar muita atenção nos próximos movimentos dos diretórios estaduais e nacional, pois uma reestruturação partidária começou a acontecer em todo o Estado de São Paulo. Com as novas regras sobre recebimento de financiamento público – tanto partidário como de campanha – caminham para achatar o número de legendas no Brasil. Isso faz com que os caciques de agremiações políticas tenham de ser mais seletivos na escolha de seus candidatos.

LIDERANÇAS

O meio político partidário está calado em Mairiporã. Esse silêncio, segundo analistas, pode ser provocado pela ausência de lideranças de oposição ao agoverno municipal. Dos vereadores que se elegeram pela situação, mas que por conveniências inconfessáveis se tornaram oposição, restou apenas um, e ainda assim não representa liderança partidária significativa, representa apenas seus eleitores. Ainda é cedo para apostar em mudança no atual quadro político-partidário. Hoje, essa é a realidade.

NOMES

A disputa por uma cadeira na Câmara de Vereadores promete ser das mais acirradas no ano que vem, principalmente pelo atrativo salarial: a partir de janeiro de 2025, um parlamentar vai receber mais de R$ 12 mil a cada trinta dias. E convenhamos, dinheiro para ninguém botar defeito e longe do alcance dos mortais trabalhadores brasileiros. E nomes já começam a ser colocados aqui e ali como prováveis candidatos, afinal uma boquinha dessas, para uma sessão semanal apenas, é uma espécie de dádiva para poucos. Na verdade, para 13 cidadãos e cidadãs.

ISONOMIA

O Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu, na noite de sexta-feira (30), o julgamento sobre a validade do pagamento do piso salarial nacional para os profissionais de enfermagem. A maioria dos ministros votou a favor do pagamento conforme a lei para os profissionais que são servidores públicos da União, de autarquias e de fundações públicas federais.

ISONOMIA (II)

O piso também fica valendo para servidores públicos dos estados e municípios e do Distrito Federal, além dos enfermeiros contratados por entidades privadas que atendam 60% de pacientes oriundos do Sistema Único de Saúde (SUS). Será admitido o pagamento do piso proporcional à jornada.

ISONOMIA (III)

Por outro lado, houve o impasse na votação para o pagamento aos profissionais celetistas, que trabalham em hospitais privados. Ou seja, os enfermeiros devem negociar com os patrões o pagamento do piso. A isonomia entre a classe, pelo que se vê, não existiu.

AS OSs
O vice-presidente do Tribunal de Contas de São Paulo (TCE-SP), Renato Martins Costa, em discurso no interior do Estado, disse que o apossamento de Organizções Sociais (Oss) por organizações criminosas, vai passar por uma lupa sobre os contratos entre municípios e entidades do gênero. –