Coluna do Correio

FRASE

“Um povo que elege  corruptos, impostores, ladrões e traidores, não é vítima. É cúmplice!” (George Orwell, escritor, jornalista e ensaísta inglês)

RETORNO

Bem mais rápido que em anos anteriores, o recesso parlamentar do legislativo mairiporanense termina neste domingo. A volta ao batente está prevista para segunda-feira (1º) e ao plenário, para as sessões, na terça-feira (2).

SEMESTRE

Em relação ao Poder Executivo, também a partir de agosto importantes ações vão ocorrer, como a abertura do Hospital Anjo Gabriel, agora não mais como hospital de campanha, mas para atendimento geral, e a entrega de muitas obras que estão em andamento e com final previsto para até o mês de dezembro.

CONCENTRAÇÃO

Reportagem deste jornal na última semana mostrou que a cidade concentra a maioria de eleitores em apenas duas regiões: centro e o distrito de Terra Preta. Juntos, tem mais de 50% dos votos. São localidades que vão receber muitos cabos eleitorais pedindo por seus candidatos. Mesmo que sejam ilustres desconhecidos, como é o caso da maioria.

CAMPANHA

Com praticamente todos os partidos já realizando as convenções para escolha de candidatos logo após a abertura do prazo, não demora e a campanha eleitoral, que pela lei começa em 16 de agosto, vai estar nas ruas. Candidadatos à reeleição e neófitos vão dar início à chamada via sacra, com visitas a prefeitos e vereadores. Além, claro, de velhos e conhecidos políticos que se travestem de ‘cabos eleitorais’.

NENHUM

Até onde se tem notícia, Mairiporã não vai ter candidato nato, ou seja, da cidade, na disputa para vagas da esfera legislativa. Pode até ser que surja algum nome até o prazo final das convenções, mas pelo que se sabe nas conversas de bastidores, difícil que alguém se aventure nessa empreitada, que demanda não só cacife político, mas principalmente financeiro. Ainda existe a hipótese de algum nome ser lançado para fazer dobradinha com algum candidato à reeleição. Mas também remota.

MESÁRIOS

Segundo esta coluna apurou, até ontem apenas 7 pessoas convocadas para trabalhar como mesários nas eleições de outubro, não tinham respondido. E se até o final desta semana o panorama for o mesmo, serão substituídos. Outros 938 já responderam positivamente e se preparam para os treinamentos

VAI COMEÇAR!

Se nenhuma surpresa ocorrer, o Censo Demográfico 2022 começa na segunda-feria, 1º de agosto. Trabalho árduo, principalmente se todas as vagas de recenseadores não foram preenchidas.

 VIA INTERNET

Sete em cada dez operações bancárias feitas no Brasil em 2021, de um total de 119,5 bilhões de transações, foram realizadas pela internet e pelo celular, revela o terceiro volume da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2022, conduzida pela Deloitte. O resultado foi impulsionado pelo crescimento de 28% nas operações com smartphones, que totalizaram 67,1 bilhões e representam 56% do total. As transações por internet banking aumentaram 6%.

5G

Mais de 600 municípios paulistas precisarão alterar suas leis que tratam da instalação de antenas de telecomunicações para receber a internet 5G, segundo a Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (InvestSP), ligada ao governo estadual. De acordo com o órgão, as regras em vigor dificultam a chegada da tecnologia, que garantirá uma navegação até 100 vezes mais rápida. Existe a necessidade de novas regras para o uso do solo, por exemplo, pois as novas antenas ocuparão espaços como semáforos, fachadas de imóveis e postes de energia elétrica.

VIOLÊNCIA POLÍTICA

O Fórum Paulista contra a Violência Política, iniciativa do Ministério Público Federal, lançou cartilha sobre o tema. O objetivo da publicação é trazer a toda população informações úteis sobre como identificar e denunciar a violência política, que passou a ser considerado crime a partir de uma mudança inserida no Código Eleitoral em agosto de 2021.

VOZ DO BRASIL

O programa A Voz do Brasil, noticiário de rádio mais antigo do hemisfério sul, completou esta semana 87 anos. A Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que produz diariamente o programa, é vinculada diretamente à Secretaria de Comunicação (Secom) do governo federal.