Coluna do Correio

FRASE

“Um voto é como um rifle, sua utilidade depende do caráter do beneficiado.” (Theodore Roosevelt, ex-presidente dos EUA)

INFLACIONAR (I)

Conversas aqui e ali levam a um mesmo caminho a ser buscado em 2022: vagas nos partidos para a disputa das eleições. Em Mairiporã, segundo interlocutores, um bom número de candidatos a deputado estadual (a federal um pouco menos) deve manifestar interesse, não na busca de se eleger, já que Mairiporã não tem colégio eleitoral suficiente, mas para pavimentar caminhos com vistas a 2024.

INFLACIONAR (II)

Alguns nomes já começaram a ser ventilados e pode ser que alianças se formem ao longo dos próximos meses. Porém, alianças que em 2024 vão se desfazer, pois ser cacique é muito mais interessante do que mero índio. É assim que a coisa funciona na política.

INFLACIONAR (III)

Não há indicativo de que vereadores tentem se aventurar nas eleições do ano que vem. Nem mesmo para formar dobradinhas com o intuito de ajudar quem tentará a reeleição. O desgaste é grande, pois vencidos quase quatro meses da atual legislatura, nada mudou na Câmara. Ou seja, o cidadão experimenta, de novo, mais do mesmo.

NOMENCLATURAS

O vereador Doriedson de Freitas, de uma só vez, resolveu denominar ruas do bairro Sítio dos Pedrosos através de oito projetos. Foi um recorde no Legislativo. O pessoal do bairro, com esse gesto, será ingrato se esquecer dessa empreitada do parlamentar. Afinal, rua com nome facilita a vida de todo mundo.

SALÁRIOS?

No terminal rodoviário não são poucas as conversas de que motoristas da empresa que presta serviço de transporte urbano estariam sem receber e também sobre dispensa de profissionais que atuam no setor. A nova concessionária do serviço conseguiu, em menos de um ano, mostrar um repertório vasto de problemas.

RECLAMAÇÕES

E o rosário de reclamações contra o serviço prestado pela empresa segue sem decepcionar, ou seja, a cada dia uma enxurrada delas demonstra a insatisfação do usuário de transporte coletivo com aquilo que lhe é oferecido desde agosto do ano passado. Os vereadores (e também os ex-vereadores) deveriam andar nos ônibus que eles ajudaram a implantar na cidade. E ver a merda que fizeram.

TRABALHO

A se destacar o trabalho desenvolvido pela presidente do Fundo Social de Solidariedade, Luciana Hamid, não só à frente da entidade, mas também em tantas outras áreas. É incansável na busca daquilo que possa ajudar a melhorar a qualidade de vida da população.

GRIPE

A população está dando de ombros para a campanha de vacinação contra a gripe, o que é lamentável. A vacina não protege contra a Covid, mas a da Covid também não protege contra a gripe. As pessoas precisam se atentar para esse fato e buscar a imunização. Nesta semana foi iniciada a segunda fase, com apenas 70 pessoas vacinadas na primeira.

BOLSA DO POVO

O projeto de lei que cria o programa Bolsa do Povo, aprovado no começo desta semana pelos deputados e deputadas da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), já foi enviado para sanção ou veto, total ou parcial, do Executivo. O governador João Doria (PSDB) tem 15 dias úteis para tomar a decisão. A proposta, que chegou ao Parlamento no dia 7 de abril, foi aprovada em menos de um mês. A votação final ocorreu no dia 4 último. O texto passou para redação final na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e foi enviado no dia 6 ao Executivo.

À DISTÂNCIA

Levantamento realizado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) e divulgado por meio do “Painel de Gestão de Enfrentamento da Covid-19” revela que, em março, com a implantação da fase emergencial na segunda quinzena do mês, o número de alunos da rede estadual que efetuou login nas plataformas de ensino a distância aumentou. Enquanto em fevereiro, quando as escolas ainda não haviam sido fechadas, 2.204.389 (64%) estudantes efetuaram o login na plataforma Centro de Mídias de São Paulo (CMSP), em março houve um salto para 2.415.003 (71%), ou seja, um aumento de 210.614 novos logins. Um total de 980.817 alunos (29%) não interagiu com o sistema.