FRASE
“A cada bela impressão que causamos, conquistamos um inimigo. Para ser popular é indispensável ser mediocre.” (Oscar Wilde, escritor, poeta e dramaturgo irlandês)
CAÇA AO VOTO
O movimento de cabos eleitorais pelas principais ruas da cidade já foi notado nos últimos dias. Distribuem jornais e panfletos, especialmente dos deputados que na atual legislatura carrearam recursos para a cidade. Uma espécie de prestação de contas, já que material de propaganda ainda não é permitido. Um jeito de chamar a atenção do eleitor. Por outro lado, também já é possível notar a movimentação de vereadores, ex-vereadores e manjados cabos eleitorais. Prática de anos, mais uma vez vamos assistir à pulverização dos votos, o que é ruim para a cidade, que fica sem representantes nas esferas estadual e federal. Mas políticos não conseguem pensar coletivamente. Se lhe traz benefício pessoal, é o que conta.
RECONHECIMENTO
Alguns deputados enviaram verbas à cidade e, portanto, merecem o reconhecimento do eleitor. No momento oportuno é bom que tenham seus nomes divulgados. A lembrar que paraquedistas e picaretas continuam a aparecer apenas de quatro em quatro anos para levar o voto dos incautos, que infelizmente são muitos.
OS 300
Dos 945 convocados para trabalhar nas eleições de outubro, em Mairiporã, a maioria como mesários, 300 ainda não responderam ao chamado. O Cartório Eleitoral quer resolver rapidamente essa fase para, em seguida, dar início aos treinamentos.
CALENDÁRIO
Começou na quarta-feira (20) o prazo para a realização de convenções partidárias que vão escolher candidatos ao pleito de outubro vindouro. Esse prazo vai até o dia 5 de agosto. As convenções vão definir os candidatos e candidatas a todos os cargos (presidente, governador, senador e deputado), coligações e federações e os partidos têm até 15 de agosto para pedir o registro dos escolhidos.
PREFEITURAS
O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo publicou na edição do dia 9 de julho do Diário Oficial do Estado, alertas de risco a 533 prefeituras (82,8%) por risco de descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Esses alertas, conforme relatório, apontam indícios de irregtularidades na gestão orçamentária de 516 municípios, e outras 33 deixam de enviar o balancete contábil.
NA BUCHA
O Departamento de Comunicação da Prefeitura enviou nota comunicando que a partir deste mês a divulgação de dados referentes à pandemia da Covid-19, passam a ser mensais. Mais não disse, nem explicou as razões para isso. Direto assim, na bucha.
MAIS DUAS
As agências físicas do Banco Santander passaram a funcionar na segunda-feira (18) com duas horas a mais de expediente ao público. E adotou a medida, segundo nota, para que se transforme na melhor empresa de consumo do Brasil. Diariamente passaram a funcionar das 9h às 17 horas. As operações de caixa permanecem das 10h às 16 horas e os caixas eletrônicos funcionam em horários estendidos, porém leva em conta a sua localização.
FIRME E FORTE
Quem imagina que a tecnologia reduziu o uso do cheque, não avalia que ele continua firme e forte no País. Nem mesmo o advento do Pix, que revolucionou a movimentação de dinheiro, conseguiu impedir o uso do bom e velho cheque.
Dados divulgados na semana passada, mostram que são compensadas, por ano, mais de 200 milhões de folhas de cheques – mais da metade na região Sudeste. Esse meio de pagamento, deixado de lado por boa parte dos clientes bancários, ainda substitui o dinheiro, cartões e transferências eletrônicas. E isso, em parte, se deve também às regiões mais distantes dos grandes centros e ainda com internet precária.
ESTATÍSTICAS
O Correio Juquery alcançou na semana passada números expressivos em sua audiência, nas diferentes plataformas. O jornal impresso alcançou a marca de 4 mil leitores, outros 2 mil através do envio da edição via whatsApp e 4.900 visitantes únicos no site. A abrangência é de 10 mil leitores semanais. Sinal da credibilidade do trabalho realizado ao longo de mais de 18 anos.