Coluna do Correio

FRASE

“É preciso um conhecimento considerável apenas para perceber a extensão da sua própria ignorância.” (Thomas Sowell, economista, crítico social e político norte-americano)

REPERCUSSÃO

A reportagem publicada por este jornal na semana passada, sobre a performance de Mairiporã na geração de empregos em 2021, disparada a melhor dentre as cinco cidades da região, repercutiu positivamente nos meios empresariais e comerciais. De certa forma, foi uma resposta do mercado de trabalho às ações e medidas adotadas pelo prefeito Aladim logo ao assumir o governo, com propostas que agilizam a vinda de novas empresas e o fim da burocracia.

UNANIMIDADE

A escolha do vereador Nil Dantas (PSDB) para presidir o parlamento municipal a partir de 1º de janeiro de 2023, ocorrida na sessão legislativa de terça-feira (5), se deu por unanimidade. Ou seja, até os dois vereadores que se colocam como opositores votaram a favor do nome ungido pelo Palácio Tibiriçá. Políticos sempre lançam mão daquela máxima: “Estoy en contra, pero no mucho”.

LDO

O projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias, espécie de preliminar do Orçamento Municipal de 2023, também passou com folga e vai agora à sanção do prefeito Aladim. Um dos dois vereadores de oposição não conseguiu fazer aprovar duas emendas apresentadas ao texto original.

MAIS UMA

Antes do recesso parlamentar, este mês mais curto, apenas 16 dias, os vereadores tem mais uma sessão na terça-feira (11).

CONVOCADOS

De acordo com a Justiça Eleitoral, 945 pessoas começaram a ser convocadas em Mairiporã para atuar nas eleições de outubro como mesários e pessoal de apoio. Reportagem nesta edição dá todos os detalhes desse processo.

MENOR

Bom lembrar que Mairiporã tem o menor colégio eleitoral da região. Ainda assim, alcançou a marca de 205 secções eleitorais, distribuídas por 33 locais de votação, a maioria escolas.

ONCOLOGIA

Importante notícia para a região foi divulgada na semana passada, inclusive em reportagem deste jornal, sobre a oferta de tratamento oncológico à população pelo Hospital Dr. Albano da Franca Rocha Sobrinho (Hospital das Clínicas) de Franco da Rocha. O acesso ao serviço de tratamento oncológico de qualidade nos tipos de câncer mais prevalentes, através da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) começou na segunda-feira (4) e vai beneficiar os mais de 615 mil habitantes de Franco da Rocha, Mairiporã, Caieiras, Francisco Morato e Cajamar.

OUVIDORIAS

A Ouvidoria do Ministério Público de São Paulo (MP-SP) lançou recentemente o Mapa das Ouvidorias Municipais e aperfeiçoou o Mapa das Ouvidorias Estaduais, ferramentas que reúnem dados sobre as estruturas montadas pelo poder público nas diferentes esferas com o objetivo de receber e encaminhar manifestações apresentadas por cidadãos. No dia 19 de julho, o Ministério Público promoverá reunião com representantes dos municípios paulistas que, por meio da assinatura de um termo de parceria, passaram a integrar a rede.

EXAME DA OAB

Um total de 31% dos candidatos paulistas que prestaram o 33º Exame da Ordem Unificado (EOU) realizado pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) – em 17 de outubro de 2021 (primeira fase) e 12 de dezembro de 2021 (segunda fase) – foram aprovados. De acordo com a OAB, trata-se do maior percentual de aprovação da história desde a unificação da prova em 2010. O percentual corresponde a 10.897 candidatos dentre um total de 35.202 inscritos que realizaram a prova.

OBRAS ATRASADAS

O Estado de São Paulo possui 845 obras paralisadas ou atrasadas, sob responsabilidade do governo estadual ou dos municípios. O levantamento foi atualizado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) na última segunda-feira. As obras no setor da educação lideram as estatísticas das mais problemáticas. Equipamentos urbanos (praças, quadras e similares), de mobilidade (obras em vias urbanas) e na área da saúde (hospitais, postos de saúde, UBSs, Caps e similares) aparecem na sequência como os setores mais afetados. Mairiporã não consta dessa relação, ou seja, não tem obras paralisadas.

DESCRÉDITO

O jornalista José Luís Datena, pela terceira eleição consecutiva, ameaça sair candidato e desiste depois de fazer muito barulho. Lamentável esse comportamento. Se é para desistir meses depois do anúncio, é melhor não criar expectativas. Com a nova desistência, espera-se que esqueça a política e continue firme e forte apresentando o seu programa policialesco na Band.