FRASE
“A diferença entre uma democracia e a ditadura consiste que numa democracia se pode votar antes de obedecer as ordens.” (Charles Bukovski, romancista norte-americano)
CRECHE
Ontem o prefeito Aladim assinou a Ordem de Serviço para início das obras de construção de uma creche na região central, onde durante muito tempo funcionou a fábrica de alumínio. O local, depois de pronto, vai abrigar cerca de 300 crianças. E no dia 27, aniversário da cidade, vai ser inaugurada a Casa da Mulher, importante equipamento de saúde, na Tabelião Passarella, onde funcionava a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que foi alocada para outro local.
SANÇÕES
Ainda sobre o prefeito Aladim, ele sancionou leis importantes no decorrer da semana, como o programa “Desenvolve Mairiporã”, que visa estimular o consumidor a exigir nota fiscal na compra de bens e serviços e com isso concorrer a prêmios, e a que cria o “1º Emprego”, que vai dar oportunidade a jovens entre 16 e 18 anos a ingressar no mercado de trabalho.
PRESIDÊNCIA
A Imprensa Oficial do último dia 4 trouxe publicado edital de resolução da Câmara, que alterou o Regimento Interno e definiu que a eleição para escolha do presidente e demais cargos da Mesa Diretora da Casa de Leis deve ocorrer em qualquer reunião ordinária e no horário regimental a partir do dia 1º de julho. Depois da escolha, os eleitos automaticamente serão empossados em 1º de janeiro do ano subsequente.
CUMPRIR A LEI
Passou da hora da Prefeitura penalizar as agências bancárias em âmbito municipal por não cumprimento de lei que estabelece tempo mínimo de atendimento ao público, de até 15 minutos. O abuso vem de longa data e com a pandemia piorou ainda mais. Como não há qualquer tipo de cobrança, as agências seguem castigando os usuários com demora superior a 30 minutos. Por enquanto, a lei existente está no rol daquelas conhecidas como ‘letra morta’.
MOBILIDADE
O prefeito anunciou recentemente que tem um plano para resolver o problema da mobilidade urbana no centro da cidade. Notícia importante, pois reportagem nesta edição mostra que a frota de veículos continua crescendo rapidamente e já equivale a 1,8 veículo por habitante.
TITICA
Alguns poucos leitores, por absoluta ignorância ou com tendências maledicentes, deduziram que a reportagem deste jornal sobre arrecadação com multas de trânsito era um elogio à performance da Secretaria de Mobilidade Urbana. Bem verdade que cada um lê e interpreta como deseja, e outros, por falta de entendimento. E levam para as redes sociais conclusões errôneas daquilo que leram e não compreenderam. Como rede social é o penico do mundo, aceita qualquer tipo de titica.
MATEMÁTICA (I)
Segundo dados do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) do total de alunos que concluíram o ensino médio na rede estadual de São Paulo no ano passado, 96,6% saíram da escola sem ter aprendido como resolver uma equação de 1º grau ou interpretar dados estatísticos. E essas são algumas das habilidades que a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) define como essenciais para quem termina a educação básica. Conclusão: ninguém aprendeu nada.
MATEMÁTICA (II)
A prova do Saresp foi aplicada em dezembro nas escolas estaduais e os resultados mostram piora no rendimento escolar em todos os níveis de ensino e nas duas áreas avaliadas, língua portuguesa e matemática. O maior percentual de alunos com defasagem foi verificado no 3º ano do ensino médio.
IMBECILIDADE
Quando se imagina ter a imbecilidade do ser humano atingido seu ápice, eis que aparece um político inexpressivo em busca de 15 minutos de fama e a eleva ainda mais alto. Arthur do Val, deputado, ficou famoso no mundo inteiro ao agredir as mulheres ucranianas em fala da qual vai se arrepender pelo resto da vida, não pelo que disse, pois ele pensa exatamente do jeito que ‘vomitou’ o comentário, mas pelas perdas em sua vida pessoal e profissional. E merecida, diga-se de passagem.
POMBINHAS
A inércia norte-americana e do presidente Joe Biden diante da invasão da Ucrânia pela Rússia, mereceu uma colocação do ex-presidente Donald Trump: “O governo dos EUA, em protesto pela guerra, deveria soltar milhares de pombinhas brancas ao som de Imagine”.