A PANDEMIA da Covid-19 e o fato de o feriado ter sido precedido por um fim de semana fizeram com que os dois cemitérios municipais de Mairiporã registrassem movimento abaixo do normal na segunda-feira (2), dia de Finados.
Conforme o Correio apurou, um número um pouco maior de pessoas foi verificado entre sexta-feira, ponto facultativo em razão do Dia do Servidor Público, e domingo.
A reportagem percorreu os dois cemitérios, Saudade (centro) e Coqueirais (Terra Preta) e constatou a movimentação atípica, que também foi confirmada por visitantes e a administração das unidades.
Segundo pessoas que foram abordadas, ficou a sensação de que a pandemia provocou medo, mas disseram que esse movimento menor vem ocorrendo a cada ano. “As pessoas estão perdendo o hábito de ir aos cemitérios e poucas ainda mantém o hábito”, disse uma aposentada que compareceu no Cemitério da Saudade.
Outro ponto que pode ter diminuído a presença de público foi a transferência das missas para as igrejas. Também nesse particular a pandemia impediu que fossem oficiadas nas capelas das duas necrópoles.
Quem foi gostou da pouca presença de pessoas, pois puderam visitar seus entes queridos com maior tranquilidade.
Legenda:
Poucas pessoas se dispuseram a comparecer nos cemitérios da cidade no Finados
Crédito:
Correio Imagem