Primeiro final de semana de dezembro movimentou o comércio

O PRIMEIRO final de semana de dezembro movimentou o comércio em Mairiporã e também no distrito de Terra Preta. Os consumidores foram às lojas e as vendas foram estiveram dentro do esperado. O movimento se deveu ao recebimento, por parte dos trabalhadores, da primeira parcela do 13º salário, segundo os lojistas.
Eles esperam um aumento de até 10% nas vendas de Natal, na comparação com o ano passado. A ACE (Associação Comercial e Empresarial) também avalia que o crescimento vai ser significativo.
A melhora nos resultados do varejo no acumulado do ano – de janeiro a agosto, a alta foi de 5,4%, com relação ao mesmo período de 2016 – deixou os lojistas otimistas para esse final de ano. Para a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), o Natal de 2017 será o melhor dos últimos 4 anos para os comerciantes brasileiros.
Para a ACE, não faltam móvitos para sustentar o otimismo dos lojistas. “O poder de compra das famílias aumentou com a queda significativa da inflação, que também teve como aliado os juros menores. Isso elevou a confiança do consumidor, e deu mais segurança com relação à perda do emprego”, diz a entidade.
Os setores que esperam maiores altas nas vendas são os de vestuário, tecidos e calçados, seguidos por supermercados e eletroeletrônicos. Também estão confiantes as lojas de móveis e decoração, perfumarias e farmácias.
Boa parte do comércio já estendeu o horário de funcionamento. As lojas abrem às 9h e fecham às 22 horas, de segunda a sexta, e aos sábados e domingos das 9h às 18 horas.
Consulta feita pela reportagem revela que todo o comércio deverá abrir nas vésperas de Natal e Ano Novo, que cai num domingo, pelo menos até às 15 horas.