Cartório Eleitoral faz segundo plantão amanhã para cadastramento biométrico

SEGUNDO dados do Cartório local, cerca de 34 mil eleitores mairiporanenses ainda não fizeram o cadastramento biométrico (leitura da impressão digital dos dedos), que em Mairiporã será obrigatória para votar nas eleições de 2020.
Esse número representa 69% do eleitorado da cidade, que é de 59.969 pessoas. Para facilitar o cadastramento, a Justiça Eleitoral decidiu realizar plantões de finais de semana como forma de ampliar as opções de atendimento.
Depois do anúncio o número eleitores presentes ao Cartório aumentou em relação a julho último.
Todos os eleitores, incluindo os de voto facultativo – como aqueles com idade entre 16 e 18 anos e os com mais de 70 anos – são obrigados a cadastrar seus dados biométricos. O Cartório de Mairiporã funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, e o plantão de amanhã das 9h às 18 horas.
Para fazer o recadastramento e coleta dos dados biométricos é necessário apresentar um documento com foto, além de um comprovante de endereço. Ao ser atendido, o eleitor cadastra os dez dedos das mãos e uma assinatura digital, além de tirar uma fotografia. Porém, na hora do voto, bastará posicionar no leitor um dos dedos indicadores ou polegares. O sistema aceita até quatro tentativas de reconhecimento das digitais.
Também haverá plantão nos dias 8 e 16 deste mês.