Carnaval fecha os bancos por quase cinco dias

O FERIADO mais longo no calendário brasileiro, o Carnaval, que começa neste sábado, 22, é chamado de feriadão e interrompe o atendimento normal nas repartições públicas e privadas por quase cinco dias. É o caso das agências bancárias, por exemplo: ficará suspenso de sábado (22) a quarta-feira (26) até as 12 horas.
Em nota, a assessoria de comunicação da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) orienta os clientes a utilizarem os portais de atendimento via Internet ou aplicativo. Com isso, é possível fazer transferências e pagamentos nos dias em que não houver expediente bancário. As contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e os carnês com vencimento em 24 (segunda-feira) ou 25 de fevereiro (terça-feira) poderão ser quitados, sem acréscimo, na quarta-feira (26). Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso isso não ocorra, a Febraban sugere antecipar os pagamentos.
Outros serviços – Além dos bancos, outros serviços ficarão sem expediente por quase cinco dias, como as repartições públicas federais, estaduais e municipais (Prefeitura e Câmara). A coleta de lixo só não ocorrerá no domingo (23) e na terça-feira (25) e alguns serviços essenciais da administração do município trabalharão em regime de plantão.
Não haverá expediente no Poder Judiciário na segunda (24) e terça (25).