A CAMPANHA de vacinação contra a gripe foi antecipada este ano e o início está previsto para o dia 17 de abril (para os profissionais da Saúde, no dia 10), segundo informações do Ministério da Saúde. Segundo o órgão, a antecipação foi baseada no grande número de casos registrados no inverno do Hemisfério Norte, com muitos pacientes com gripe e complicações dela derivadas. No ano passado a campanha começou no dia 30 de abril e as cidades aguardam apenas a chegada das doses.
O Ministério da Saúde não divulgou ainda o cronograma de entrega nem a quantidade de doses destinadas a cada cidade, mas em Mairiporã o número deve ser parecido com o do ano passado, quando foram imunizadas 13.741 pessoas (89,9%) de um total de 15.285.
A vacinação será apenas para grupos prioritários, que podem ter complicações em decorrência da doença. Encaixam-se no grupo com maior vulnerabilidade crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas com 60 anos ou mais, pessoas com comorbidades (doenças crônicas respiratórias, do coração, com baixa imunidade, entre outras), trabalhadores da saúde, indígenas aldeados e o público penitenciário.
No ano passado o grupo com maior número (7.501) de imunizados foi o de idosos, que representou 91,2% da meta para pessoas com 60 anos ou mais, que era de 8.217.
Secretaria – Consultada pela reportagem, a Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE) da Secretaria Municipal da Saúde, nada informou.
A cidade, portanto, ainda não tem definidas quais as unidades básicas de saúde que vão disponibilizar a vacina, nem quando será realizado o ‘Dia D’ da campanha, dia em que as unidades abrem aos sábados para atendimento ao público.
Fonte: zh