Ledo engano daqueles que pensaram, mesmo que por um lapso de tempo diminuto, que a composição legislativa (vereadores) eleita em 2020 não se prestaria a cometer as sandices de antecessores, quando o assunto é concessão de título de cidadania, a maior e mais importante honraria que o Município pode homenagear aqueles que, por reconhecido Mérito, contribui ou contribuiu para o bem do município.
Há mais de vinte anos que criticamos aqui o afrouxamento da lei, que tornou a concessão permissiva demais, transformando o diploma em um simples pedação de papel. A maioria daqueles que tiveram assento no parlamento do município, esculhambou de forma acintosa o que deveria ser um instrumento de gáudio ao homenageado.
Não vou citar nomes da avacalhação por respeito aos homenageados, porém tem de tudo no rol daqueles premiados com o título: políticos que nunca pisaram na cidade, líderes religiosos, amigos e parentes, dentre outros. No entanto, não se pode excluir a responsabilidade da Cãmara em ser a madrinha dessa diminuição de mérito da homenagem, que beria a banalização.
E quando se imagina que a avacalhação era fato superado, vez por outra surge um vereador com projetos de concessão, nunca recusados por seus pares, que amanhã podem se valer do mesmo expediente. Certamente o alvo da homenagem não tem culpa de ser indicado, mesmo sabedor de que não possui a chamada meritocracia, que pela ótica da sensatez é atributo único e indispensável para receber o pergaminho.
Não se pode esperar, sob qualquer argumento, que essa avacalhação termine ou ao menos diminua. E quanto mais se aproxima véspera e ano eleitorais, a produção dessa ‘honraria de araque’ ganha corpo e distribui-se como se não houvesse amanhã.
É constrangedor, para se dizer o mínimo, que aqueles que verdadeiramente valorizam o símbolo mor, por méritos, aqueles que contribuiram para o progresso de Mairiporã e tiveram o reconhecimento da sociedade através da outorga do título, saber que são medidos pela régua da politicagem dos autores daquilo que se convencionou chamar de avacalhação.