Ações de conscientização em rodovias

DANDO continuidade ao Mês da Segurança Arteris e em sintonia com a Semana Nacional do Trânsito, a Arteris, uma das maiores companhias de concessões rodoviárias do Brasil, promove uma série de ações em rodovias de cinco estados para conscientizar sobre atitudes responsáveis no trânsito. Com o slogan “Pare para Pensar”, as mensagens alertam para comportamentos de risco de motoristas, caminhoneiros, motociclistas, ciclistas e pedestres. Campanha de comunicação inspirada nos quadrinhos tem como alvo o público jovem.
São destaques as campanhas Viva, programa permanente da Arteris que mais uma vez impactará usuários das rodovias de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. Nas passarelas que concentram maior movimentação de pessoas, equipes das concessionárias abordarão pedestres e ciclistas, alertando sobre os perigos de atravessar a rodovia fora das passagens. Também serão oferecidos serviços gratuitos como exames de saúde e até corte de cabelo.
Já a necessidade de usar os equipamentos de segurança é o foco do Viva Motociclista, que traz orientações de como conduzir de maneira responsável nas rodovias e evitar acidentes. A empresa também distribui gratuitamente faixas reflexivas para capacetes, dispositivo exigido por lei, e antenas anticerol. Em parceria com oficinas especializadas, serão oferecidos check-ups de itens de segurança como freios, iluminação e parte elétrica.
Caminhoneiros – O cuidado com os caminhoneiros vai além das mensagens de segurança. O Saúde na Boleia, programa que já atendeu mais de 100 mil profissionais, incentiva o cuidado com a alimentação e o sono. “A relação do estado de saúde com a segurança no trânsito é direta. Por isso, investimos em ações de conscientização e de serviços voltados para o caminhoneiro”, explica o gerente de operações da Autopista Fernão Dias, José Carlos de Oliveira. “É comum encontrar motoristas que há muitos anos não faziam exames clínicos e, durante o atendimento, descobriram males como pressão alta e diabetes”.
As campanhas na Semana Nacional do Trânsito também incluem distribuição de folhetos e exibição de mensagens em faixas e painéis eletrônicos. Em foco, comportamentos de risco responsáveis por grande parte dos acidentes de trânsito como excesso de velocidade e uso de álcool e celular ao volante. Cuidados como uso de cinto de segurança, cadeiras especiais para crianças e tráfego em trechos com neblina também serão reforçados.
Os Superiores – O Mês de Segurança Arteris teve início com a realização do III Fórum Arteris de Segurança no dia 1º de setembro, em São Paulo. E, para reforçar esse movimento, a empresa lançou no evento uma nova campanha de comunicação.
Chamada de “Os Superiores”, tem três anti-heróis e aposta na empatia com os personagens. “A linguagem dos quadrinhos é uma inovação em campanhas de segurança em rodovias. Desejamos alertar os motoristas sobre atitudes de risco no trânsito”, explica a gerente de marketing e comunicação da Arteris, Alessandra Vasconcelos. Os vídeos, veiculados na internet e em todas as redes sociais da empresa, abordam imprudências que qualquer pessoa pode cometer no trânsito.
Crianças em ação – Outra grande mobilização envolve o Projeto Escola Arteris, programa que há 15 anos promove a conscientização por um trânsito mais humano em escolas da rede pública de ensino. Atualmente, mais de 260 mil alunos de 500 escolas participam das atividades, que incluem ações especiais com foco na Semana Nacional do Trânsito. “A interação com a comunidade é uma das vertentes do Projeto Escola, fazendo dos jovens cidadãos ativos e preocupados com a realidade a seu redor”, diz a coordenadora de educação da Arteris, Maria José Finardi.

Fonte: bjd

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *