A importância do diálogo

Uma das facetas mais importantes do governo do prefeito Aladim é sua incursão nas outras esferas políticas em busca de recursos para obras e serviços na cidade. Esse trabalho, de suma importância, se revelou fundamental para as realizações feitas nos dois primeiros anos, especialmente no enfrentamento de problemas que os mairiporanenses cobravam solução desde sempre. Claro que além da vontade política do prefeito, a gestão prevaleceu como ponto de equilíbrio em todo o processo.

A interlocução de Aladim com os governos estadual e federal, deputados e senadores, marcou o estreitamento de relações e o fortalecimento do diálogo que deve existir entre as esferas da administração pública. As pautas de reivindicações levadas pelo prefeito aos palácios, ministérios e gabinetes, resultaram no avanço desenvolvimentista nunca antes experimentado pelo município.

Nos dois primeiros anos, estima-se que foram conquistados recursos da ordem de R$ 500 milhões, através de projetos e emendas parlamentares. Na questão dos projetos, é importante evidenciar que antes mesmo dos pedidos apresentados, já estavam prontos, o que propiciou ganhos nos prazos na hora da liberação das verbas, o que nunca se viu em governos anteriores.

A estratégia adotada por Aladim mostra uma administração estruturada e que nunca se recusou a estabelecer diálogo com outras instâncias, independentemente de partidos e ideologias. Talvez resida aí o sucesso do chefe do Executivo local na eficácia dos resultados e no desempenho registrados nos dois anos iniciais de seu mandato.

Importante lembrar, nesse aspecto, que a recusa em dialogar com todo o espectro político/partidário, doença que acometeu Mairiporã por décadas, condenou aqueles que passaram pelo Palácio Tibiriçá à mediocridade administrativa e submeteu a população à falta de estrutura em Saúde e Educação, por exemplo, impedindo-a de acesso a serviços e obras que propiciassem melhor qualidade de vida.

As conquistas de Aladim, portanto, devem servir de exemplo a outros chefes de Executivo.