Desinteresse crescente

Uma equação estranha assola o País nos últimos anos quando o assunto é eleição. Seja ela municipal ou geral, o que intriga é que o número de eleitores é cada vez menor, os que se ausentam das urnas cresce de forma contínua e a classe política, mergulhada em corrupção, oportunismo e ganância por poder, já não consegue cooptar nem mesmo os mais desavisados.

O voto, que já foi encarado como instrumento de transformação social, hoje é visto por grande parte da população apenas como uma obrigação burocrática. O eleitor deixou de enxergar sentido em comparecer às urnas para escolher representantes que, uma vez eleitos, parecem se afastar completamente dos problemas reais da sociedade.

Mairiporã é um exemplo claro desse fenômeno. Entre o pleito de 2022 — quando foram escolhidos presidente da República, governadores, senadores e deputados — e os dias atuais, o município perdeu mais de mil títulos eleitorais, pouco importando se por cancelamento, suspensão ou simples desinteresse em manter o cadastro ativo.

Nesse pacote, outro dado alarmante chama atenção: os jovens de 16 e 17 anos com direito a voto somam apenas 255 pessoas, o equivalente a míseros 0,39% do colégio eleitoral formado por quase 65 mil eleitores. Esse número já foi maior. Nos últimos três pleitos, no entanto, virou pó, refletindo o afastamento quase total da juventude da política institucional.

E não se trata apenas de apatia. Muitos jovens cresceram acompanhando escândalos sucessivos de corrupção, promessas não cumpridas, conchavos partidários e políticos que parecem mais preocupados com interesses pessoais do que com políticas públicas. Para eles, a política virou sinônimo de decepção.

Mas não são apenas os jovens que dão de ombros para os pleitos. As abstenções vêm batendo recordes a cada eleição. Em Mairiporã, o que um dia foi um índice de 15% hoje já ronda os 35%, ou seja, praticamente um terço do eleitorado deixa de comparecer às urnas. E os indicativos são de que esse número pode ser ainda maior no próximo pleito, especialmente em eleições gerais, quando não há candidatos locais e a população sente menos conexão com os nomes apresentados.

O crescimento das abstenções não é um fenômeno isolado. Ele se soma ao aumento dos votos brancos e nulos, que funcionam como uma espécie de protesto silencioso. O eleitor comparece, mas se recusa a escolher qualquer candidato, demonstrando que não se sente representado por nenhum deles.

Outro fator que contribui para esse distanciamento é a percepção generalizada de impunidade. Escândalos se sucedem, investigações se arrastam, condenações são anuladas e muitos políticos voltam à cena como se nada tivesse acontecido. Isso corrói a confiança da população e reforça a ideia de que “todos são iguais”.

Some-se a isso a falta de renovação real. Apesar dos discursos sobre mudança, os mesmos grupos políticos continuam se revezando no poder, muitas vezes apoiados por estruturas partidárias fechadas, que dificultam o surgimento de novas lideranças e afastam cidadãos comuns da vida pública.

Diante desse cenário, a pergunta é inevitável: que receita existe para reverter esse quadro?

A resposta parece não estar na mão dos políticos tradicionais, que demonstram desprezo pela situação e só se lembram do eleitor a cada quatro anos. Fora do período eleitoral, o cidadão volta a ser invisível. Suas demandas ficam esquecidas, seus problemas não entram na pauta e suas cobranças são ignoradas.

Enquanto a política continuar distante da realidade das pessoas, enquanto o discurso não se transformar em ação concreta e enquanto a ética não voltar a ser um valor essencial da vida pública, o desinteresse tende a crescer.

A democracia não morre de uma vez. Ela vai sendo esvaziada aos poucos, à medida que o cidadão perde a fé no voto e deixa de acreditar que sua escolha possa, de fato, fazer diferença. E esse talvez seja o maior risco que o País enfrenta hoje: não apenas eleger maus governantes, mas deixar de acreditar que é possível eleger bons.

 

 

Posts similares

  • E o improviso?

    O dom da oratória, todos hão de concordar, nunca foi o forte de Lula. Na verdade, da maioria dos petistas. Sá hábeis teóricos, porém tropeçam nas palavras, exageram no uso incorreto dos adjetivos e sentem dificuldades em concluir raciocínios. Isso vem desde sempre. Claro que tropeçar nas palavras pouco importa às plateias manipuláveis, os incautos,…

  • Lento como paquiderme

    As vagas criadas para recesenadores no Brasil sempre foi um atrativo para quem precisava fazer um bico ou mesmo estar empregado ainda que por curto período. Mas esse tempo vai longe. O Censo Demográfico de 2022 caminha a passos de paquiderme, e a lentidão dos trabalhos de campo se explica pela falta de interesse das…

  • O VEM que não vem

    O ‘presente de grego’ que a administração Aiacyda e sua tropa de choque na Câmara deixaram para o sucessor tem dado dores de cabeça intensa, porém está levando a população ao desespero. Estamos falando do transporte coletivo em Mairiporã, que assumiu emergencialmente em agosto do ano passado e descumpre o contrato que assinou. Falta de…

  • Eleições e dívidas

    Com uma população endividada, mais de 13 milhões de brasileiros desempregados e pandemia em curso, alguns setores da imprensa brasileira classificam as eleições de outubro como uma oportunidade para se debater temas importantes e escolher projetos sérios e realizáveis. Mas já não tem sido assim desde a volta da escolha dos mandatários através do voto…

  • 2023

    A governo municipal enviou à Câmara, nesta sexta-feira, o Orçamento Municipal para o exercício fiscal de 2023. E tudo o que nele contém é motivo para acreditar que a cidade seguirá crescendo e ampliando os seus horizontes, em benefício da população. A começar pelos 10% reservados a investimentos, percentual jamais visto em outros governos, o…

  • Apostar na cidade

    Muitas cidades do Estado começam um movimento para que o eleitor prestigie os candidatos a deputado de origem, ou seja, os que representam de fato os interesses das comunidades e liberem recursos para resolver problemas que as prefeituras não conseguem. Mairiporã não tem representação política à altura da sua importância, capaz de defendê-la sempre que…