Afinal, quem governa?

A democracia brasileira evidentemente não inventou a roda e muito menos a democracia, mas aprimorou-as de modo a serem únicas no cenário político em qualquer parte do mundo. Suas peculiaridades são mutáveis ao extremo, menos para os envolvidos.

Estamos vivenciando um governo tripartite? Pelo que se tem visto nos últimos 10 anos, sim. Quem manda são o presidente da República, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal, não necessariamente nessa ordem. Do período bolsonarista a esta data, o STF parece deter a maior fatia do poder, com decisões que atropelam os outros dois do sistema que deveria ser harmônico.

Muda-se de opinião entre os ministros como se troca de camisa (vide todo o episódio da Operação Lava-Jato), que da inédita caça aos corruptos em um reino de impunidade, foi transformada num calhamaço de papel sem nenhuma serventia.

Em discurso proferido em junho do ano passado, o então senador Lasier Martins (Podemos-RS) já alertava para o ativismo do Supremo Tribunal Federal, que em sua opinião representa risco preocupante e que esse risco (do ativismo) não está sendo percebido pela sociedade em geral.

É claro que a percepção é sentida em todos os segmentos da Nação, mas na prática, o Supremo ocupa todos os espaços diante de um Executivo e um Legislativo frágeis. Mais grave ainda: o Supremo governa sem ter sido eleito pelo povo. Questões afetas apenas ao Legislativo têm sido discutidas e votadas pelos onze ministros do STF, sem dar satisfações a quem quer que seja.

Com esse quadro, o que se enxerga nas entrelinhas é que a ideia do semipresidencialismo no Brasil encontra entusiastas no Poder Judiciário, no Poder Legislativo e em diversos segmentos da sociedade brasileira. Desde a chegada de Lula para um terceiro mandato, há sinais inequívocos de que ele esteja refém de deputados e senadores, um cenário ideal para que essa ideia funcione mesmo que de maneira informal.

A letargia do Congresso é inaceitável e não há argumentos que expliquem essa passividade frente ao STF, pois esse comportamento injeta ainda mais combustível para o protagonismo dos ministros. O papel político do STF é assustador, assim como a judicialização de questões políticas, em especial aquelas dos partidos de esquerda.

A fragilidade do governo é um incentivo inequívoco para que o Supremo siga tomando decisões, sempre em nome da constitucionalidade.

A que nível chegou a classe política neste país!

 

 

 

Posts similares

  • O VEM que não vem

    O ‘presente de grego’ que a administração Aiacyda e sua tropa de choque na Câmara deixaram para o sucessor tem dado dores de cabeça intensa, porém está levando a população ao desespero. Estamos falando do transporte coletivo em Mairiporã, que assumiu emergencialmente em agosto do ano passado e descumpre o contrato que assinou. Falta de…

  • Ambiente esquentou

    Depois de 30 de outubro, quando foi relizado o segundo turno das eleições presidenciais, o ambiente político no País esquentou. A direita, agora organizada, continua na rua manifestando sua indignação. O povo, a cada dia, aumenta sua participação nos protestos e não será surpresa se dezenas de setores da vida pública brasileira engrossarem o descontentamento…

  • Desenvolvimento histórico

    Se existe um consenso entre os mairiporanenses hoje, é o desenvolvimento experimentado pela cidade, como nunca se viu. Em todos os setores da administração municipal foram observadas evoluções, fruto de um olhar responsável do prefeito Aladim para o futuro de Mairiporã. Em verdade, o que se tem visto depois de dois anos e meio de…

  • A romaria eleitoral

    EDITORIAL A maioria dos partidos políticos já realizou suas convenções e definiu os candidatos que disputarão as eleições gerais de outubro. Alguns desses eventos reuniram figuras de destaque do cenário nacional, cercados de pompa e circunstância, enquanto outros transcorreram de forma bem mais modesta. Encerrada essa etapa, começa a romaria dos candidatos em busca do…