Campanha de multivacinação começa no final do mês

A exemplo de todo o País, a Secretaria Municipal de Saúde de Mairiporã vai dar início no próximo dia 30 deste mês, à Campanha de Multivacinação, para o combate ao risco de reintrodução de doenças que já foram eliminadas pela vacinação, como a poliomielite, que atualmente tem apenas 38,8% do público-alvo imunizado.

O desenvolvimento da campanha vai até o final do mês de outubro, e vai estar em todas as unidades de Saúde do município. As crianças de zero a 15 anos são o público-alvo.

Imunizantes – Todas as vacinas presentes nos calendários da criança e do adolescente estarão disponibilizadas nas unidades de saúde. No calendário da criança, que inclui a imunização de crianças até 10 anos de idade, são 14 vacinas no total: BCG, Hepatite B, Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e poliomielite), Pólio inativada (VIP), Pólio oral (VOP), Rotavírus, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C Conjugada, Febre Amarela, Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), DTP (tríplice bacteriana), Hepatite A e Varicela. No calendário do adolescente há mais vacinas, além de reforços das imunizações feitas na infância: Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice viral, Difteria e tétano adulto, DTPa, Meningocócica ACWY e HPV quadrivalente.

Mairiporã – Entre as ações que a Secretaria Municipal de Saúde vai adotar, segundo informações do titular da Pasta, Raphael de Souza, estão: vacinação nas escolas, busca ativa de não vacinados, vacinação em qualquer contato com o serviço de saúde, vacinação extramuros, checagem da caderneta de vacinação e intensificar a vacinação em áreas específicas. (Juarez César/CJ)