A cada um, a sua caixinha

Uma democracia moderna saudável requer: 1) eleições periódicas livres e com sufrágio universal; 2) existência de uma oposição bem definida; 3) proteção dos direitos das minorias; 4) liberdade de associação e de expressão. Nesse universo político se realiza a “justiça” pela política, que é expressa na Constituição. No regime presidencialista, ele se organiza em torno de três Poderes: o Legislativo, que produz as normas, o Executivo, que as executa, e o Judiciário, que obriga todos a cumpri-las.

O princípio da separação – e a contenção – dos Poderes, o cuidado com o avanço de uns sobre os outros na presença de poderes sobrepostos, além dos incentivos para que na prática tudo funcione, sempre foram objeto de preocupação. Afinal, como pontuou James Madison, se os homens fossem anjos, não precisariam de governos. A garantia, segundo ele, seria conferir a cada um dos Poderes os instrumentos constitucionais necessários e as motivações pessoais para resistir aos abusos dos outros.

O avanço da “judicialização da política”, a “politização da Justiça” e, é bem verdade, a mera judicialização como instrumento de resolução de conflitos de toda a natureza são desafios cada vez mais claros à observância desse sistema no século 21. Os incentivos comportamentais criados pelas mídias digitais e o volume crescente de informações em tempo real testarão cada vez mais a sua robustez.

A Constituição de 88 estabelece que os Poderes devem ser independentes, mas harmônicos entre si. Eles têm controles internos e externos que respeitam a sua independência e exigem que respeitem a harmonia com os outros Poderes, ou seja, há limites para todos.

Há muito pairam sérias dúvidas de que esse arranjo tem funcionado bem no Brasil. Nas últimas semanas, entretanto, fica a impressão de que a violação a esses preceitos já não configura o maior dos problemas na relação entre Executivo, Legislativo e Judiciário.

Além de se comportarem publicamente como comentaristas oficiais da realidade brasileira, como se não tivessem nenhuma responsabilidade sobre ela, esquivam-se de suas atribuições constitucionais e partem para um verdadeiro “vale-tudo”, enquanto brasileiros padecem das consequências econômicas e sanitárias da pandemia. Partem para a agressão, a adjetivação inapropriada e a violência verbal contra seus integrantes em praça pública, degradando ainda mais o ambiente nacional.

É hora, pois, de cada Poder voltar para a sua respectiva “caixinha” e coibir invasões ou abusos de poder. Mas, antes de tudo, é preciso respeito com o Brasil e com a institucionalidade dos cargos que ocupam.

 

Antônio Delfim Netto: Economista, ex-ministro da Fazenda (1967-1974). É autor de “O Problema do Café no Brasil”

Posts similares

  • O Senado não sabe quem é

    As discussões sobre a desestatização da Eletrobras deixaram claro a recusa dos senadores em desempenhar o papel que deles espera a sociedade As discussões em torno do necessário projeto de desestatização da Eletrobras deixaram claro, mais uma vez, a recusa do Senado Federal em desempenhar o papel que dele espera a sociedade, conforme determinado pela Constituição. O…

  • Inépcia e inoperância

    O governo paga caro para abrir mão de poder só para depois dizer que nada pôde fazer O início dos trabalhos da CPI da Covid veio ressaltar, caso ainda houvesse alguma dúvida, a característica mais marcante do governo Bolsonaro: a completa incapacidade de se organizar politicamente para implementar qualquer estratégia. Tanto a instalação quanto a configuração da…

  • Fim de feira na reforma tributária

    Executivo não apresentou suas contas nem refutou as de terceiros A concepção de uma reforma tributária costuma levar em conta alguns princípios e objetivos: simplificação, equidade, progressividade desejada e melhoria da eficiência alocativa, entre outros. Para que sejam atingidos, as taxações do consumo, das rendas e do patrimônio devem ser, além de coerentes individualmente, consistentes entre si,…

  • É preciso reafirmar algumas ‹verdades› da economia

    Há algumas “verdades” que precisam ser reafirmadas permanentemente. A ilusão que domina a ideologia (não o conhecimento empírico) de alguns economistas pode ser extremamente prejudicial ao processo de desenvolvimento robusto, inclusivo e sustentável, que é o quadro necessário, mas não suficiente, para a construção de uma sociedade civilizada. São elas: 1) O desenvolvimento econômico de…

  • Realpolitik

    Para julgar de forma mais objetiva a proposta de ajuste fiscal feita pelo presidente interino, Michel Temer, e que, graças a um hábil parlamentarismo de ocasião, parece ter boa probabilidade de ser aprovada pelo Congresso Nacional, é preciso compará-la com o que aconteceria sem a mudança. Aonde nos levaria, por absoluta falta de apoio político,…

  • Chegamos a esse momento?

    George Bernard Shaw, o brilhante ícone do generoso socialismo “intelectual” fabiano, chamou a atenção para uma verdade: todo o progresso social depende das pessoas não razoáveis. As razoáveis aceitam o mundo como ele é porque creem que é o natural; aqueles não razoáveis lutam para ajustá-lo aos seus desejos. São os inconformados que obrigam os…