Aviões e Músicas

Cresci vendo à noite as luzes dos aviões passando por cima de Mairiporã, na aproximação para o aeroporto de Guarulhos, onde hoje prioritariamente os pousos acontecem na pista 9 da direta ou 27 da esquerda. Tinha muita vontade de poder voar e não sabia que aviação se tornaria uma grande paixão. O chamado aerococcus, bichinho da aviação, ficou ainda mais incontrolável quando conheci no Youtube o canal do Lito Souza.

O nome ‘Aviões e Músicas’ é bem sugestivo e ele é incrivelmente gente boa. Inteligente e criativo, vem multiplicando nas pessoas não só a vontade de conhecer mais sobre esses objetos gigantes que de um lado ao outro desde o início do século passado diminuem as distâncias, mas também tirando o medo e a insegurança de tantos que por meio do seu conteúdo, passaram a não se apavorar quando é preciso cruzar os céus e encontrar turbulências.

Essa semana tive uma surpresa boa demais quando participava da live pelo instagram. Pude conversar com o Lito e visto por centenas de pessoas em diversas partes do país, dizer o quanto gosto do trabalho dele e quanto os aviões me encantam. Muito legal quando você curte demais alguma coisa ou alguém e tem a chance de estar próximo.

No meu caso, virtualmente, mas não menos sensacional. Nesses dias de distanciamento, onde a internet e a TV são os grandes entretenimentos, recomendo o canal. Garanto que mesmo para quem não entende nada, vai ser uma experiência enriquecedora saber mais sobre a história das companhias aéreas, modelos de aviões e curiosidades. Sem contar os vídeos de domingo, que fazem parte do quadro: “senta que lá vem a história”. Trazem sempre uma narrativa dinâmica e atraente. Muito dos conteúdos do Lito também estão presentes nas plataformas de streaming, no formato podcast.

A pandemia afetou diretamente a rotina e obviamente as viagens. Não vejo a hora de que a nossa vida comece voltar ao lugar que merece e poder novamente decolar por aí e pousar em segurança, como acontece na maioria das vezes ao redor do mundo.

Saudações aeronáuticas!

 

Luís Alberto de Moraes tem formação em Letras, leciona há quase vinte anos e prepara o lançamento de um livro de crônicas e poemas. @luis.alb