37% da frota de veículos tem 20 anos ou mais

LEVANTAMENTO feito pela reportagem do Correio Juquery junto ao Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) referente a novembro de 2019, revelam que quase um terço da frota de Mairiporã tem 20 anos ou mais de fabricação. De um total de 53.347 veículos (incluindo carros, ônibus, motos, caminhões etc), 19.995 (37%) foram fabricados antes de 1999. A média é superior à nacional, que tem 26,6% dos veículos com duas décadas ou mais. O montante, segundo fabricantes e especialistas, deveria levar o governo a adotar incentivos para renovação da frota, o que refletiria em melhoras nos índices de poluição e no desenvolvimento econômico.
Nesse cenário, a cidade tem 16.390 veículos emplacados com até dez anos de fabricação. O volume representa 31% do total da frota. Veículos com menos de 10 anos são menos da metade, ou seja, 32%, um terço da frota. Esses números significam que a frota de veiculos de Bragança é considerada velha para os padrões internacionais.
De acordo com a Federação Nacional de Inspeção Veicular (Fenive), com base em projeções do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), a tendência é que a frota de veículos de todo o Brasil siga envelhecendo, pois dentre os fatores determinantes destaca-se o cenário de crise financeira, que impede o consumidor de trocar de veículo por um zero quilômetro.
Outro complicador são as taxas de juros cobradas pelos bancos, que não são atrativas, o que leva o comprador a procurar alternativas na hora de trocar de carro, o que aquece o mercado de usados ou seminovos, que permite ao consumidor optar por um modelo mais confortável, em troca do antigo, pagando bem menos que um carro zero.
Um dos ingredientes que estimulam o envelhecimento da frota é a desoneração para os donos de veículos com mais de uma década, que é considerado um erro do governo, na contramão de outros países, que incentivam a troca de veículos usados por novos, especialmente caminhões.