Vendas de carros usados caem em setembro sem disponibilidade de modelos

Com a falta de alguns modelos de veículos nas revendas, o número nas vendas de usados caiu em setembro, muito embora a demanda tenha registrado viés de alta.

Segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), as transações de veículos usados, em todos os segmentos, retraíram 8,30% em setembro, na comparação com o mês anterior. Em relação ao mês de setembro/2020, a queda foi de 5,18%. No acumulado do ano as transações de usados cresceram 39,26% sobre os 9 primeiros meses de 2020, chegando a um total de 11.553.715 unidades comercializadas em 2021.

Para o presidente da Fenabrave. Alarico Assumpção Júnior, o pequeno recuo nas vendas em setembro não se confirmou na demanda. Segundo ele, houve redução na oferta de alguns modelos que tem a preferência do consumidor, porém lembra que setembro foi um mês que teve um dia útil a menos.

Entre os automóveis e comerciais leves, os modelos com até 3 anos de fabricação corresponderam a 13,21% do total de veículos transacionados em setembro. No acumulado do ano, estes veículos somam 11,49% do total. (Foto: Marcelo Camargo/ABR)