TV por assinatura perdeu 550 mil clientes no ano passado

O SERVIÇO de TV por Assinatura perdeu 549.833 assinantes durante o ano passado, queda de 3,03% na comparação com os doze meses de 2017. O total de contratos ativos em dezembro último é de 17,5 milhões.
Os quatro maiores grupos de TV por Assinatura dov Brasil (Claro/NET, Sky, Oi e Vivo) detinham 97,01% dos contratos ativos em 2018. O grupo Claro/NET tem o maior número de clientes – 8,6 milhões – e fica com 48,93% do mercado. A Sky vem a seguir, com 5,2 milhões (30,05%), a Oi com 1,6 milhão (9,11%) e a Vivo com 1,5 milhão (8,91%).
Das quatro operadoras, apenas a Oi apresentou crescimento nos últimos doze meses, com +92.365 assinaturas. Prestadoras de pequeno porte (Nossa TV, Algar e ouras) somaram 524,143 contratos, ou 2,98% do total.
Estados – No final do ano passado as unidades da federação com os maiores mercados de TV por Assinatura foram, pela ordem, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Na comparação com 2017, o maior aumento de assinantes ocorreu no Maranhão, seguido por Ceará, Amazonas, Pará, Goiás, Rio Grande do Norte, Tocantins e Piauí. Nos demais 19 estados houve perda de clientes.
Mairiporã – O número de assinantes em Mairiporã foi na contramão e registrou crescimento no final do ano passado, na comparação com o mesmo período de 2017. Segundo dados da Anatel, 15.933 mairiporanenses fecharam o ano passado como assinantes da TV Paga. Em dezembro do ano imediatamente anterior eram 15.325 contratos, crescimento de 3,9%.
Nas demais cidades da região, Francisco Morato tem 17.116 assinantes, Franco da Rocha (13.975), Cajamar (11.549) e Caieiras (11.549).