Setor de Serviços é responsável por 89% dos empregos na cidade este ano

O total de empregos com carteira assinada em Mairiporã, no primeiro bimestre deste ano, é de 1.103 postos criados, mas o destaque é a performance do setor de Serviços, há muitos anos o principal empregador da cidade, que responde por 981 das vagas, ou seja, 88,9%.
Serviços contratou, em janeiro e fevereiro, 1.603 trabalhadores formais, e dispensou 622.
Dentre as atividades desse setor, se destacam serviços sociais, administração pública e saúde humana, atividades que mais contrataram. Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego.
Ainda de acordo com o Caged, houve uma redução real de R$ 79,41 no salário médio de admissão, que foi de R$ 2.205,25, uma variação negativa de 3,48%.
Embora o consumo das famílias tivesse se mantido estável no bimestre (janeiro e fevereiro), houve diminuição da renda real disponível, dentre outros fatores, pela taxa de poupança dos consumidores mais baixa.
Os demais – O saldo de contratações dos demais setores, mostra que o Comércio ‘zerou’ no primeiro bimestre, enquanto a Indústria de Transformação teve participação de 9,96%, seguida da Construção Civil, com 1,14%. A Agropecuária resultou negativo em uma vaga. (Salvador José/CJ – Foto: Marcelo Camargo/ABR)