PELO menos nos últimos quinze anos a Secretaria Municipal da Saúde ‘esconde’ os dados relativos às campanhas de vacinação na cidade. Não fosse o interesse público deste jornal em buscar as informações através de outros meios, e a cidade não saberia se atende ou não ao chamado das autoridades da Saúde para imunizar crianças e adultos.
O fato se repetiu em setembro com as campanhas da Multivacinação e contra a Febre Amarela. Não há dados disponíveis e não se tem conhecimento do contingente de pessoas vacinadas.
Nos últimos anos a reportagem buscou as informações diretamente na Secretaria Municipal da Saúde, e em raríssimas vezes foi atendida. Não só o número de imunizados é sonegado, como também o público-alvo determinado para as campanhas.
O prefeito Antônio Aiacyda, segundo funcionários do setor, não permite que a Secretaria divulgue qualquer informação através deste jornal. Um comportamento reprovável, pois o prefeito deveria pensar na população, não em picuinhas de caráter político com este semanário.
O que se espera é que os resultados das vacinações sejam dados a conhecimento público e que as campanhas, com boa antecedência, sejam amplamente divulgadas.
As divulgações de campanhas este ano se deveram ao então secretário Glauco Costa, cuja visão política é bem mais ampla do que do chefe do Executivo.