QUEM pretende viajar durante o mês de dezembro e em todo o período de férias, deve ficar atento. O alerta é da Secretaria Municipal de Saúde, porque algumas regiões do país e do exterior são consideradas áreas de risco para doenças como febre amarela e sarampo. A orientação é atualizar a caderneta de vacinação antes da viagem e buscar informações sobre doenças existentes nos locais que serão visitados.
A imunização contra febre amarela é indicada a qualquer pessoa que for viajar para áreas consideradas de risco para a doença, como grande parte do Interior de São Paulo, as regiões Norte e Centro-Oeste, parte do Nordeste e também parte do Sul, especialmente regiões rurais, ribeirinhas e de mata, e para viajantes ao exterior em que há a exigência do Certificado Internacional de Vacinação.
A vacina é aplicada a partir dos 9 meses de idade e deve ser ministrada com pelo menos 10 dias de antecedência à viagem. Quem se vacinou há menos de 10 anos não precisa repetir a dose. A dose contra febre amarela está disponível nas UBS da cidade.
Outra doença que exige prevenção é o sarampo. As crianças devem receber duas doses de vacina, a primeira contra o sarampo aos 12 meses e a segunda com 1 ano e três meses. Para adolescentes de até 19 anos também são recomendadas duas doses, enquanto os adultos nascidos a partir de 1960 devem tomar uma dose. A vacinação precisa ser feita pelo menos 15 dias antes de viajar, em qualquer unidade de saúde.
Fonte: DM