AS ALTAS temperaturas, previstas para a Primavera/Verão, são ideais para a proliferação do aedes aegypti, mosquito que transmite dengue, zika e chikungunya. Por isso, a Secretaria Municipal da Saúde faz um alerta para toda a população: “Mais do que nunca é preciso tomar todos os cuidados possíveis”.
A principal orientação é que os moradores verifiquem quintais e locais vulneráveis perto de casa. Sempre que houver água acumulada, é necessário eliminar, bem como verificar calhas, geladeiras, aparelhos de ar-condicionado, ralos e canaletas. Todos esses itens podem se tornar criadouros do aedes aegypti.
Os ovos depositados pelas fêmeas ao longo do ano tendem a maturar de maneira mais rápida durante as temporadas de calor. Assim, a tendência é que a quantidade de mosquitos circulando cresça nessa época do ano, fazendo com que os vírus que causam as três doenças se espalhem com facilidade.
Outro fator pode agravar ainda mais a situação nos próximos meses: muitas pessoas contraem o vírus, mas não buscam ajuda médica. Isso dificulta o trabalho do poder público nas ações preventivas.
É preciso considerar, ainda, que nem sempre as doenças se manifestam de forma agressiva. O paciente pode ter sintomas leves ou nem apresentá-los: 30% dos casos de chikungunya e 80% dos casos de zika são assintomáticos.
Em Mairiporã, nos últimos dois anos, foram poucos os casos registrados e também as notificações. Segundo a Secretaria, a Prefeitura deve seguir com o trabalho que vem sendo realizado para que não ocorra a epidemia registrada em 2013.
Fonte: DN