Roubos e furtos de veículos voltam a cair depois de dez anos

OS FURTOS e roubos de veículos sempre estiveram na liderança das ocorrências policias em Mairiporã, segundo dados estatísticos da Secretaria Estadual da Segurança Pública, que mensalmente disponibiliza os números através de seu site.
Em 2019 o total de roubos e furtos de veículos foi o menor desde 2010. Naquele ano foram 224 ocorrências, e a partir de então esse tipo de crime só fez subir até 2019. No ano passado foram 248, que comparado com os 335 registros de 2018, apresentou queda de 35%.
O recorde foi alcançado em 2014, quando foram furtados e roubados 377 veículos.
Ainda assim as estatísticas indicam que há lentidão no recuo desse ato de violência em Mairiporã. Em dez anos 3.075 unidades automotoras foram alvo de ladrões.
Frota e efetivo – Enquanto o efetivo policial da cidade diminuiu consideravelmente nos últimos dez anos, a frota de veículos cresceu 73,6%, passando de 30.827 para 53.534 unidades. Os dados são do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Isso explica, em certa medida, o aumento nas ocorrências envolvendo automóveis, motocicletas e outros tipos de veículos. Ainda há muito a melhorar, considerando-se a falta de policiais e o combate da economia criminal, que movimenta toda uma organização envolvendo desmanches e feiras do rolo.