O INSTITUTO Nacional do Seguro Social (INSS) decidiu adiar novamente a reabertura gradual das agências da Previdência Social. O retorno do atendimento presencial estava previsto para a próxima segunda-feira (3), mas foi adiado para o dia 24 de agosto. Por isso, o atendimento remoto foi prorrogado até 21 de agosto.
A decisão de estender o atendimento remoto da Previdência Social foi publicada quarta-feira (29/7), no Diário Oficial da União, através de portaria conjunta do INSS e da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
O texto determina que a Previdência Social vai continuar atendendo exclusivamente de forma remota até 21 de agosto e vai manter esse tipo de atendimento mesmo depois da reabertura das agências, pois o retorno do atendimento presencial será “gradual e seguro” a partir de 24 de agosto.
Em nota, o INSS explicou que, em um primeiro momento, o tempo de funcionamento das agências da Previdência Social será parcial. Vão funcionar apenas seis horas por dia para atender somente os segurados e beneficiários que fizeram o agendamento prévio pelos canais remotos do INSS. Ou seja, quem marcou a hora do atendimento pelo Meu INSS e pela central telefônica 135.