MAIRIPORÃ registrou a criação de 53 novas vagas com carteira assinada em outubro último, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados quarta-feira, 21. O resultado se assemelha ao de agosto, quando o saldo também foi positivo em 51 postos de trabalho. Apenas em setembro houve mais dispensas que contratações.
No ano, o saldo na cidade é negativo (-12) enquanto nos últimos doze meses a perda é de 81 vagas.
Em outubro foram 408 admissões e 355 demissões. No ano, 3.534 contratações e 3.546 dispensas, enquanto nos últimos doze meses, entre novembro do ano passado e outubro último, 4.222 contratados e 4.303 vagas cortadas.
Setores – A Indústria de Transformação continua garantindo o resultado positivo na geração de empregos. Em outubro o saldo positivo foi de 62 vagas (169 no ano e 93 nos últimos doze meses). A expectativa de que outubro ajudasse na contratação de temporários pelo Comércio não se confirmou. Foram dispensados 7 trabalhadores, que elevou para 142 o número de postos fechados entre janeiro e outubro e 101 nos últimos doze meses.
Também o setor de Serviços demitiu mais em outubro (11 dispensas), mas mantém saldo positivo no ano e nos doze meses entre 2017 e 2018.
A Construção Civil, depois de meses de resultados ruins, contratou mais do que demitiu. Foram criados 8 postos de trabalho em outubro, mas ainda tem estoque negativo no ano.
Região – A cidade de Caieiras segue como a única na região a registrar saldo negativo na contratação de trabalhadores. No ano já fechou 797 vagas. Nas demais (Cajamar, Francisco Morato e Franco da Rocha) as admissões foram em maior número.