Queda de umidade e mais uma semana sem chuva

Os institutos de meteorologia fazem previsão de quase dez dias sem chuva, a partir deste sábado, 5, para Mairiporã. O tempo começa fresco pela manhã e vai se tornando seco com altas temperaturas à tarde.

Esse quadro leva ao declínio da umidade, que cairá gradativamente dos 63% para 27% em todo o início de tarde. Os números seguirão baixos até o final de semana.

Na escala da Organização Mundial da Saúde (OMS), é considerado estado de alerta quando o índice de umidade relativa do ar está entre 12% e 20%. Entre 20% e 30%, a OMS define como estado de atenção. Acima de 30%, a situação está normalizada. Entretanto, a organização aponta que índices inferiores a 60% não são adequados para a saúde humana. Principalmente para quem sai de casa para praticar esporte sem contato físico, como caminhada, corrida, ciclismo ou tênis, por exemplo.

Próximos dias – O Instituto Clima tempo prevê para este sábado amanhecer com sol e algumas nuvens, um pouco de névoa, mínima de 15°C e máxima de 28°C. No domingo o calor fica mais intenso, com máxima de 31°C. O dia começa com sol, sem nuvens e noite de tempo aberto. Mínima de 14°C.

A semana começará na segunda, 7, com sol o dia todo, sem nuvens e céu limpo à noite. Termômetros entre 15° e 27°C.

Chuva – Não há, até a sexta-feira da próxima semana, previsão de chuva para Mairiporã e região. No período a média mínima ficará na casa dos 18°C e a máxima de 20°, com manhãs frias em determinados dias.

Água – Segundo boletim da Sabesp, o nível do Sistema Cantareira ontem registrava um volume operacional em torno de 47,3%, com volume útil armazenado de 470,3 milhões de metros cúbicos. (Foto: Divulgação)