A Receita Federal anunciou no início desta semana que o programa gerador da declaração do Imposto de Renda 2024 (ano-base 2023) será disponibilizado aos contribuintes a partir de 15 de março, mesma data em que os documentos podem ser enviados.
O programa pode ser baixado em smartphones com sistemas operacionais Android e iOS, através das lojas de aplicativo de cada sistema. Procedimento semelhante poderá ser realizado por meio de computador na página oficial da Receita Federal.
Há ainda a opção de fazer a declaração pré-preenchida, que começa o processo com diversos campos já praticamente prontos. Entre as informações disponibilizadas estão: rendimentos, deduções, bens, direitos, dívidas e ônus reais, que são importadas da declaração do ano anterior, do carnê-leão e das declarações de terceiros, como fontes pagadoras, imobiliárias ou serviços médicos.
O modelo é mais ágil, porém é importante verificar se todas as informações, antes do envio e com isso evitar erros.
Também, segundo a Receita, é possível o preenchimento das informações no formato on-line, sem ter que fazer o download do programa.
Entrega – O prazo para envio da declaração começa no dia 15 próximo, e se estenderá até 31 de maio. (Da Redação – Foto: Marcello Casal Jr./ABR)