Mairiporã aderiu ao programa ‘Cidade Acessível’ do Governo do Estado

O Governo do Estado lançou nesta terça-feira (21), em solenidade no Palácio dos Bandeirantes, o programa “Cidade Acessível”, que prevê parcerias entre as prefeituras e o Governo de SP para aquisição de equipamentos e desenvolvimento de obras que promovam a inclusão e a acessibilidade. Na ocasião, também foi feita uma homenagem aos atletas paralímpicos de São Paulo que representaram o Brasil durante os Jogos Paralímpicos em Tóquio.

Mairiporã se fez representar pelo prefeito Aladim, que demonstrou o interesse do município em realizar a parceria. Participaram do anúncio o Governador João Doria, a primeira-dama Bia Doria, a Secretária de Estado de Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão e o Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

O programa prevê investimentos de R$ 110 milhões, que será desenvolvido por meio de parceria entre as secretarias de Direitos da Pessoa com Deficiência e de Desenvolvimento Regional, nas áreas de esportes, lazer, infraestrutura, educação e acessibilidade, de forma que os municípios paulistas tornem-se mais inclusivos.

Os recursos serão aplicados em novos projetos de academias adaptadas e na aquisição de equipamentos como cadeiras anfíbias para acesso de pessoas com deficiência ao mar, cadeiras de trilha adaptadas e kits de tecnologia assistiva para alunos com deficiência visual da rede regular de ensino. O programa também prevê a realização de convênios entre a SDR e os municípios para serviços de acessibilidade e adequação de calçadas.

“Mairiporã já preencheu o formulário de adesão e solicitamos para o município cadeira de trilha adaptada, academia adaptada, calçada acessível e kits de acessibilidade para salas de recurso nas escolas”, disse o prefeito Aladim, que na solenidade esteve acompanhado da sra. Maria do Carmo Cury, vice-presidente da Apae de Mairiporã.

Segundo o chefe do Executivo, a cidade agora aguarda as próximas etapas junto ao Governo do Estado, como celebrar os convênios e receber os equipamentos. A contrapartida exigida dos municípios é ter um Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência formado e ativo.

Homenagem – Durante a cerimônia, 130 pessoas entre atletas e comissão técnica da Delegação Paralímpica Brasileira receberam a Medalha de Homenagem Esportiva do Estado de São Paulo. (Juarez César/CJ – Foto: Divulgação)